Mercado Local

Antigamente, num tempo remoto; em tempos antigos; nos tempos de outrora; o comércio, os pequenos negócios atendiam pequenos vilarejos.

Com o crescimento das populações, vilarejos transformaram-se em cidades e algumas cidades em metrópoles, mas certamente ainda existem vilarejos, vilas, patrimônios como se dizia em tempos remotos, que tem o pequeno comércio local e eventualmente as pessoas vão buscar outros produtos em cidades maiores.

As pessoas muitas vezes, nas grandes metrópoles, deslocam-se da zona sul para a zona norte para trabalhar, e vice versa, por incrível que pareça. Conheço pessoas que para chegar ao trabalho demoram três horas e para voltar para casa, o mesmo tempo, ou seja, são seis horas improdutivas por dia.

Mudei de um grande centro (São Paulo - Capital) para o interior, uma cidade de 200 mil habitantes. O início não foi muito céu de brigadeiro, na verdade, um céu recheado de chuvas e trovoadas, chuva de pedras e canivetes, mas há uma verdade inexorável que muitas vezes demora a aparecer, ficamos mais produtivos em nossas atividades, são seis horas a mais para exercer sua profissão.

A mudança mostrou-se acertada, hoje o céu é de brigadeiro e em pouco tempo, a produtividade aumentou e os gastos com locomoção e físicos, geraram uma estabilidade e prosperidade visíveis.

Quem conhece pessoas ou tem familiares morando em grandes centros, começa a ouvir as reclamações e todos olham para você e o tratam como um "riquinho", eles demoram a entender que você continua fazendo o que já fazia com mais produtividade.

Tem como aplicar essa experiência nos grandes centros? Com certeza tem, voltando a antigamente. Desenvolva negócios com o perfil de atendimento do público local, sem sair de seu bairro, trace uma zona de atuação de até 5 quilômetros da sua base, faça um levantamento de quantos cidadãos podem adquirir seus produtos/serviços e trabalhe com Amor, Respeito e credibilidade. Entenda que o que você vende, chama-se credibilidade, com certeza não é coca cola, bombril, etc.

Passe um tempo maior, pensando e traçando sua estratégia de trabalho e desenvolvimento local, a não ser que você tenha um negócio que para ter resultado, atenda mercados distantes.

O desemprego só pode ser resolvido com o empreendedorismo, da mesma forma, se você gerar um emprego, admita pessoas que moram no seu bairro, você evitará desculpas como faltas por causa do trânsito, etc... Você poderá ter problemas com colaboradores sem experiência, gaste um pouco das seis horas que você ganhou para treiná-los e prepará-los para o seu negócio.

Os mercados locais, como sempre, continuam uma grande seara para pequenos empreendedores com visão, que estão se desgastando para ganhar muito dinheiro com muita despesa e contas impagáveis.