Embranquecimento de Machafdo de Assis

Estava assistindo um programa cultural que focou em algo revoltante: as editoras, sem dúvida com a conivência das autoridades em educação e cultura, embranqueceram Machado de Assis, as fotografias em matérias escolares e capas de livros mostravam um Machado quase branco, inclusive em enciclopédias. Ora, autor de Dom Casmurro e outros grandes romances (e o rei do conto) era negro. Só acredite nessa indignidade quando no programa a grande historiadora e mulher muio culta, Lilia Schwartz conformou o absurdo contra grande escritor e contra, sejamos francos, a raça negra. Sinceramente essa canalhice dói muito e envergonha. Que cultura é essa que embranquece o seu maior escritor?

Por que não se denunciou esse embranquecimento de Machado muito antes, logo que começou? Sem dúvida há pessoas, notadamente jovens, que pensam que o escritor não era negro. Sei não, mas acho iso algo tão indecente que me causa asco. Por que essa repulsa ao fato de Machado ser negro? Em que isso poderia reduzir o seu talento. Machado é um icone da raça negra e de todas as raças. Isso so pode ser cisa de maluco e de racista.

Na verdade sempre houve por arte das elites preconceito contra os negros. Se eles anão tivessem revidado e lutado contra esse preconceito não teriam eus direitos garantidos e nunca o preconceito de cor e raça teria virado crime. É como disse o Chico Buarque, em todo o mundo os brasileiros são conhecidos como negros. Machado era sim negro. Tentar embranquecê-lo fi um crime. E priu. Inté.

P.S. Essa briga entre o astrólogo bufão e truculento, Olavão de Carvalho e os militares do governo está enchendo o saco. Deviam deixar o maluco e covarde falando sozinho. Digo covarde porque não tem coragem de responder lá nos EUA às críticas conra o presidente. Só é valente de longe. Ah, Brasil.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/05/2019
Código do texto: T6641103
Classificação de conteúdo: seguro