RACIONAL OU IRRACIONAL, EIS A QUESTÃO!

Que triste! Uma modelo brasileira reconhecida viajará este mês para San Pietro di Positano na Itália para um ensaio nu da Playboy. Deu num site da internet. Precisa ir tão longe?

Eu viajaria para lá para recitar este Poema em forma de crônica aí embaixo que fiz para minha esposa, no sábado pela manhã. Viajaria também para Paris, Mônaco, Acapulco e Londres. Qualquer delas poderia emoldurá-lo muito bem. Quem estava no Jantar das Equipes de Nossa Senhora, no sábado (já domingo, de junho de 2011), lá pela 01:30 horas sabe de que estou falando.

Quero ser um Beija-Flor

Quero ser um beija-flor, para postar-me a frente do plano de tua existência, pairar ao nível do teu coração, usar toda a habilidade de meu bico e retirar de ti somente o que é bom. Procurar em tuas atitudes e gestos realçar o que tens de melhor. Não quero ser um urubu que só vem atrás do que está estragado. Os teus defeitos e falhas deixo para que Deus corrija.

Quero ser um beija-flor porque ele é ágil e surpreendente. Aparece e desaparece num piscar de olhos. Deixa somente sua beleza em nossa lembrança. Assim eu quero ser. Quero ser ágil para te ver crescer na bondade e no caráter. Quero te surpreender a cada momento.

Quando esqueces teus cheques sem assinar nas lojas, o primeiro a saber sou eu. Ironia os vendedores sempre estarem com o número do meu telefone. É de propósito, para que eu saiba te avisar com calma e bom humor. É isto, Deus sabe que preciso relaxar e assim tu és um lenitivo para meu espírito.

E, como se não bastasse a tua presença forte, Deus mandou uma réplica tua em miniatura. É igual. Ela liga a cobrar. Esquece seu material em casa. Está sempre pedindo ajuda. Por vocês eu daria uma vida, talvez duas. Família é tudo.

Hoje de manhã te vi despida. Tu disseste que já não tens mais um corpo de vinte anos atrás. Lembra o que te disse: “Para mim tu és exatamente igual aquela que vi na noite de núpcias. Os olhos de quem ama é que fazem a imagem do objeto amado.

Saíste depois para arrumar teu cabelo, te cuidar. Tu estás investindo na tua beleza, eu estou investindo na tua emoção. Já dizia Exupéry: “o essencial é invisível aos olhos”.

Quero hoje sentar-me a mesa um pouco longe de ti, te observarei atentamente, chegarei cada vez mais perto e, no final, se te cativar, quero que me leves para casa.

Quando dormes e eu acordo muito cedo, não é porque quero fazer barulho e te perturbar. Teu sono é precioso. É porque quero te proteger dos maus sonhos, da insegurança que o passado te traz. Nestas horas, sou um soldado, um anjo e por pouco tempo não sou um beija-flor.

Quando ficares agitada, nervosa, quero ser o pacificador de tua alma. Mas...por instante me deparo que não sou Deus. Sou impotente. Posso ser apenas o beija-flor do início desta história e que ainda está incompleta.

Matéria publicada na edição 461, de 17/06/2011 do FOLHA DE BLUMENAU/SC