A PERIGOSA DANÇA DO FIM DO MUNDO.

O mundo ensaia os primeiros passos de uma dança muito perigosa, um tango que nem todos conhecem. Por anos quase todos os países ensaiaram discursos politicamente corretos, gritaram por uma falsa paz que diziam buscar e velar, mas a verdade mostrou-se muito diferente. Esses gritos por paz ecoaram de outro modo aos ouvidos alheios - nem todos almejam a paz - isso é muito evidente e perceptível a todos os cidadãos do mundo.

O globo terrestre é o grande palco dessa dança perigosa, talvez os pares formados não estejam em sintonia com a música que está sendo tocada. Os especialistas a todo instante fazem previsões assustadoras, na tentativa em apontar quem será o primeiro a tropeçar. A música está tocando, a dança segue o seu ritmo alucinado, de um lado a outro do salão os pares quase se esbarram, sabemos que basta um mero contato, ou uma pisada no pé alheio e toda a festa terminará em uma tremenda confusão. Ninguém quer isso, pelo menos pensam que não, se esforçam para enganarem a si mesmos dizendo que não querem isso.

Verdade seja dita; a guerra está pulsando nas veias de alguns dançarinos, que esperam qualquer desculpa esfarrapada para poderem atacar com toda a força. Em questão de minutos, a aparente paz e o discurso polido e ensaiado se transformará em gritos e uivos em um chamado de guerra nunca antes visto.

Os Estados Unidos da América tem a mais forte economia dos últimos anos, acumulam tecnologias nunca antes vistas, e outras mais que nem sequer aparecem na mídia. Carregam o título de vencedores da segunda guerra mundial, mas é muito evidente - para todos os efeitos - que em uma guerra nunca haverá vencedores. 'Os presidentes' dos EUA durante muito tempo buscaram diálogos pacíficos e acordos de paz, entrelaçando uma relação amigável, pelo menos aparentemente amigável entre os países do eixo asiático. Provocações a parte, mas de concreto não se vê muitas coisas, entretanto, pequenos sinais de guerra são evidências - tais como se fossem pequenos sinais de fumaça e fogo em locais isolados - que rapidamente são apagados. Mas o que prevalece ao longo dos anos é na verdade uma corrida armamentista, camuflada em todos os aspectos com a falsa rotulagem de acordos tecnológicos e comerciais entre os países, mas por detrás das cortinas do poder o que se configurava é uma corrida armamentista.

"Os norte Coreanos por outro lado, nunca esconderam de ninguém suas reais intenções de guerra, a todo o momento surgiam declarações ríspidas de seu respectivo chefe de governo. Vimos tentativas de construírem artefatos nucleares e bombas de longo alcance, não demos créditos as suas tentativas, mas nos últimos tempos, engolimos em seco ao vermos seus intentos sendo realizados com sucesso, porém, de repente aquietaram-se".

Outros convidados não menos expressivos dessa festa do barulho é Israel. País esse, odiado pelo Irã, não só por ele mas por muitos outros que se pudessem já o teria destruído, e só não o fizeram devido ao guarda costas que é justamente os EUA, enquanto Israel estiver com o escudo da águia americana não haverá quem se oponha, embora haja troca de palavras duras e até pequenas tentativas de ambos os lados de conflitarem, todavia, sempre haverá a intervenção americana.

Essa atitude não é bem vista por outros países, mas aceitável em último aspecto. Desde a última eleição americana, quando então um novo dançarino adentrou neste grande salão global, é que as coisas esquentaram de fato. Esse novo dançarino com rosto sisudo, olhar de superioridade, atiçou os ânimos no salão, dançarino de péssima qualidade, sem ginga e desconhecendo os passos de seus antecessores, leva-nos à um possível conflito mundial sem justificativas. O que poderá acontecer nos próximos momentos é mesmo assustador, muitos prevêem quase com certeza absoluta um conflito iminente de uma grande potência.

Imaginemos que, de repente, se confirme o pior, imaginemos que EUA e a Rússia iniciam um duelo, as consequências seriam inimagináveis, considerando que a Rússia é uma potência nuclear. Bem ao lado, temos outra uma grande nação, tanto em território quanto em poder econômico, os emergentes Chineses possuem o maior contingente militar do mundo, e vale a pena lembrarmos que eles são comunistas. Embora os Chineses busquem um diálogo pacífico, eles são ótimos comerciantes, a capacidade produtiva e de negociação dos Chineses é mesmo assustadora, sete em cada dez produtos do mundo são produzidos ou tem uma réplica Chinesa. Não é do interesse Chinês um conflito naquela região, não seria bom para os seus negócios, mas, como eles reagiriam a um conflito dessa natureza? Lembremos que no meio de todo esse bolo temos outras nações, como a Síria em sua guerra civil que perdura anos e que ceifou a vida de milhões de inocentes.

Nós torcemos para que o pior não venha a acontecer, e se vier a acontecer, nós que habitamos abaixo da linha do Equador, nós que não temos poder econômico e tão pouco recursos bélicos, certamente seremos usados nesse contexto de conflito de uma forma muito pouco agradável. Talvez você leitor, tenha pensado em nós neste contexto de guerra como uma bucha de canhão dos mais ricos… Permita-me o silêncio… Permita-me ainda dizer-lhes que os senhores estão completamente certos, se caso pensaram assim, não passamos de escudos para os mais ricos.

Despeço-me, e aguardo com grande expectativa o final da dança, e que seja ela feliz, e que nenhum dançarino pise ou esbarre em pés alheios.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 05/05/2019
Código do texto: T6639398
Classificação de conteúdo: seguro