Rezemos pelos sem-trabalho
Para mim a melhor declaração sobre o desemprego foi dada pelo único líder com credibilidade do mundo: o papa Francisco. Ele esta acima dos interesses pessoais e de grupos, Fala como pastor e líder espiritual. E fala a verdade, aconselha o correto, prega o que é fundamental. Francisco não titubeia e nem enrola, vai ao ponto, sem nunca omitir o essencial. Ontem na audiência geral na Praça de São Pedro, diante de 15 mil pessoas, ele disse:
"Rezemos especialmente pelos que não têm trabalho que é uma tragédia mundial". Disse mais: "Hoje celebramos a memória de São José Operário, A figura do humilde trabalhador de Nazaré nos orienta em direção a Cristo, apoia o sacrifício de quem atua e luta pelos que perderam o emprego ou não conseguiram um".
O papa, repito, foi ao ponto. Ele sabe que o trabalho é fundamental. quando li lembrei um verso de uma musica de Gonzaguinha: "Um homem se humilha/ se castram seus sonhos/ seu sonho é sua vida/ Evida é trabalho/ E sem o seu trabalho/ O homem não tem honra/E sem a sua honra/se morre, se mata/ Não dá para ser feliz/ Não dá para ser feliz". Inté.