JUROS, LAGOSTAS E LULAS

Teve um presidente que enviou cartinha aos aposentados fazendo propaganda de empréstimo consignado. Muitos que fizeram estão rolando a dívida desde então, lá se vão 16 anos. E quem ganhou com isso? Os bancos e o "garoto propaganda". Desde aquela época, bancos e financeiras, não pararam mais de ganhar lucros exorbitantes, pois a essa carteira somam-se outros empréstimos, cheques especiais e financiamentos a altíssimos juros que ultrapassam 400 por cento ao ano. Os ricos mais ricos e os pobres os sustentando, o mais do mesmo elevado ao expoente. Daí o atual presidente faz uma referência aos juros abusivos e levam como piada e ele afirma que não vai intervir. Como assim? Um presidente pode intervir favorecendo os bancos e outro não pode intervir favorecendo o povo? Tem sim que fazer o BB e a Caixa abaixarem os juros, se não de uma vez, paulatinamente. Talvez abaixando 1% a cada mês até chegar a um limite mínimo, tipo 2 ou 3 por cento. Isso forçará os bancos privados também a baixarem as suas taxas. E que os banqueiros e supremos entrem na fila, como qualquer mortal, para o self service, ao invés de encherem seus freezers de lagostas e camarões e suas adegas dos mais raros e caros vinhos do mundo.

Armand de Saint Igarapery - textos no FACE e no Recanto das Letras