Festa de Aniversário Frustrada
Nunca a história do futebol brasileiro vai esquecer o dia 16 de julho de 1950, porque foi a data que o Brasil foi derrotado or 2 x 1 pelo Uruguai, no Maracanã, e perdemos a Copa do Mundo. Era, por coincidência a data de aniversário de uma grande cantora brasileira, ela completava 30 aninhos. inclusive no começo da carreira fora congada por ri Barroso num concurso de calouros. É claro que ela que pretenda comemorar se aniversário junto com a vitória do Brasil, não fez ma cisa e nem a outra. O clima da derrota da Seleção não permitiu. Foi o que acabo de ler no excelente livro de Rui Castro, "A Noite de meu Bem" (um livro que quem gosta de musica e um bom texto deve ler urgente). Vou transcrever o trecho qe ele fala das pessoas que choravam a derrota do Brasil:
"Uma delas foi uma ex-balconista, peleteira, funcionária de fabrica de sabão, cabeleireira, telefonista, taxi-girl e cantora de circos, cabarés, dancings e gafieiras. Era tudo isso orque, finalmente, tinha sido contratada pela Rádio Guanabara. Estava completando trinta anos naquele dia. Poucas horas antes da festa que daria para os amigos na casa em que morava com sua mãe, em Olaria, o Brasil perdeu a Copa do Mundo para o Uruguai. A festa de aniversário fracassou, mas, ara ela, a revanche viria onze dias depois. No dia 27 de julho, gravou para a Todamérica um samba-canção que outros cantores, mais experientes, tinham reusado: "Canção de Amor", de Chocolate e Elano de Paula - "Saudade/ Torrente de Paixão/ Emoção diferente/ Que aniquila com a vida da gente/ Uma dor que não sei de onde vem...". A moça de chamava Elizeth Cardoso".
É isso, estou preferindo falar de ago mais ameno, não dá para ficar focando nas arengas de Olavão, zero dois, Mourão. Prefiro Elizeth Cardoso, Rui Castre o samba-canção. Inté.