UM LIVRO E UMA FRASE... 7h24min.

Hoje, é domingo dia de “descanso”, mas quem já está aposentando das lidas do trabalho diário, faz pouca diferença. Para “nós” o importante é termos a relativa saúde, para ajudar a esposa nas lidas da casa, e sempre que possível escrever alguma, muito embora reconhecendo nossas limitações.

Finalmente concluímos a leitora do livro de Jane Kawking, (A Teoria de Tudo) que foi a esposa do cientista britânico Stephen Hawking,* talvez até alguns dos nossos prezados leitores (as) tenham visto o filme sobre sua vida, quanto a nos não tivemos oportunidade de assisti-lo.

O livro tem 447 páginas, nos ofertado pelo neto Lucas, na condição “amigo secreto” neste último Natal, portanto era uma questão de “honra” o desafio de lê-lo, começamos no dia 25 de março e concluímos a leitura no dia 27 deste mês, apesar de que parte dos “idosos” tem um pouco de “preguiça” para ler.

Casaram-se bem jovens, muito embora já ficasse sabendo que seu jovem marido, - segundo os médicos – não teria muitos anos de vida, previsão que acabou não acontecendo.

Na realidade seu livro, - podemos assim considerar – é de reminiscências, dos 25 anos que esteve casada com o mesmo. – 1965 a 1990 –

Foi uma união que exigiu muito sacrifício, até mesmo no sentido de suas aspirações pessoais na área de literatura, - espanhola - cujo mestrado era sempre postergado, neste meio tempo o casal teve três filhos, dois meninos e uma menina...

Não muito tempo depois do casamento, as suas limitações foram se agravando sobremaneira, em face da implacável doença, (Esclerose Múltipla) que foi minando sua saúde, e exigindo atenção durante 24 horas. Foram 25 anos de dedicação incansável, até que neste meio tempo veio à separação, talvez tivesse cumprido sua etapa de sacrifício pessoal. Foi quando conheceu uma pessoa, dedicado a musica, que acabou sendo de grande valia, até mesmo no atendimento do marido e de seus filhos.

Anos se passaram, quando finalmente o compromisso de união pode ser realizado, pois sempre se mantera fiel ao esposo doente, apesar da maledicência de muitos...

Apesar das extremas limitações do marido, até mesmo de sua voz, pois “falava” através do computador, neste meio tempo, veio o destaque e o reconhecimento a nível mundial de seu trabalho no concorrido mundo científico. Muitas viagens, diplomas e mais diplomas eram ofertados, seu livro Uma Breve História do Tempo, vendeu 25 milhões de exemplares, dando a ele a fama, gloria, e facilidades financeiras, que permitia pagar cuida dores 24 horas.

Sua vida, - e a dela – não deixa de serem exemplos, ele vencendo as extremas limitações, e a dedicação dela, com sua renúncia pessoal.

Tudo isto nos fez lembrar uma frase de Emmanuel: Isto também passa. Chico Xavier a leu muitas vezes, quando estava “triste” ou “alegre”, pois nesta vida tudo passa as honrarias, os destaques e as tristezas, que fazem parte da vida de cada um... 8h08min. Curitiba, 28 de abril de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Nasceu em 08 de janeiro de 1942 faleceu em 14 de março de 2018

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.compbr.

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 28/04/2019
Código do texto: T6634195
Classificação de conteúdo: seguro