Depois do burburinho (à toque de caixa), dando vida ao Top Trend da Internet (loucura, loucura vimos no telão universal da modernidade), de que o Brasil, aquele país da América do Sul, colonizado por portugueses, onde indígenas foram ludibriados, sim, aquele país coberto e descoberto ao menos duas vezes, cogita a possibilidade de diminuição dos investimentos em nossa área, melhor convocar os filósofos para uma reunião extraordinária, é preciso tratar do assunto com responsabilidade.

- Convoque todos para a sala da justiça e faça a inscrição para tomada da palavra, se perguntarem sobre a pauta falem de “Retrocesso da Filosofia” na América Latina.

Algumas horas depois: 

De longe se avista Pascal que vinha logo afirmando: “O pensamento faz a grandeza do homem”, isso não pode ser possível. Apesar de que “o coração tem razões que a própria razão desconhece”.

Santo Agostinho que estava preparando uma apresentação na pedra, sobre Deus, já que nas horas vagas se aventurava na teologia, foi taxativo: “Não é tanto o que fazemos, mas o motivo pelo qual fazemos que determina a bondade ou a malícia”.

Kant não hesitou e soltou: “Avalia-se a inteligência do indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar.”

Rosseau desanimado, exclamou: “Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco”.

Entre os mortais é sábio quem pensa duas vezes” disse Euclides de Alexandria com um livro de álgebra na mão a fazer uma equação, concentrado acrescentou: “um número é uma pluralidade composta de unidades”, não podemos permitir que estas unidades se percam por não representar um número qualitativo do ponto de vista da profissionalização, haja vista a ausência de conhecimento para se dignar a dizer isso.

Aquele que luta com demônios deve acautelar-se para não tornar-se um também. Quando se olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você.” Sejamos justos, peguemos as imagens dos fatos para que possamos avaliá-las. Espero, sinceramente, seja uma inverdade.

Descartes dizia que pelas suas coordenadas deveria se tratar de um mero engano, “Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis” carreguemos as nossas armas com munições antológicas e partamos. Sobre a filosofia só posso afirmar: “Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir.”

Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado”, diante desta premissa, sejamos um pouco mais complacentes levando em conta que poderão repensar, seguindo o conselho de Euclides de Alexandria, apontou Platão.

Aristóteles sempre dizendo “que a virtude está no meio” ficou apenas ouvindo seus colegas refletindo que “o ignorante afirma, o sábio dúvida, o sensato reflete. 

Sócrates, sendo o último inscrito, costurou: “Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados.” Soube que não se restringe à filosofia as ações programadas, mas também à sociologia, precisamos reunir também estes outros colegas, tal interessados quanto cada um de nós, para traçarmos uma estratégia. Não acaba aqui, convide Durkheim, Adorno, e outros. Vamos começar o movimento. Estão dispensados. Menos Hume:
- Soube que anda enviando mensageiros espirituais para o Brasil na tentativa de convencer um tal de Olavo sobre alguns fatos, verdade ou boato?
Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 27/04/2019
Reeditado em 27/04/2019
Código do texto: T6633848
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.