JUSTIÇA

JUSTIÇA

25/04/19

Se justiça é a a qualidade do que está em conformidade do que é direito; se é maneira de perceber, avaliar o que é direito, me faz sentir que tenho o direito de dizer que a justiça que percebo e avalio não está em conformidade com o que é direito. Se estamos falando de sentimentos, não preciso da lei imposta para saber o que é justo. Se vejo um adulto batendo em uma criança ou maltratando um idoso sei que ali existe um erro, algo injusto. Este sentimento é uma coisa natural que se adquire com a vida, com exemplos, com o que observamos naqueles em quem damos credito. Então meus amigos, impossível é para mim, dizer que há justiça no Brasil. A imposição de nomes por aqueles que se mostraram que não têm direito a ter nome, e que por mim não foram escolhidos e não me representam, deveriam ser sumariamente afastados se afastado for aquele que o escolheu. Se alguém foi afastado do poder por suas escolhas, quer seja pelo voto popular, pela vontade dos representantes do povo ou pela lei, que por seus atos o priva da liberdade, como deixar prevalecer o poder de julgar daqueles por eles escolhidos. Uma justiça incoerente em suas decisões que usa e precisa usar de prerrogativas e imposições interpretadas de acordo com as próprias vontades, não me permite nem permitirá perceber justiça.

Geraldo Cerqueira