LIMPEZA DA ALMA. PALAVRA DESAVISADA. FREIO.
Em São Tiago, iluminada mente, se visibiliza a notabilidade:
"Meus irmãos, não haja muitos entre vós a se arvorar em mestres; sabeis que seremos julgados mais severamente, porque todos nós caímos em muitos pontos. Se alguém não cair por palavra, este é um homem perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo".
A limpeza da alma está na autoridade da palavra avisada e despretensiosa, de mérito e valores reconhecidos pela jornada desenvolvida, desnecessita de freios, como os cavalos.
"Quando pomos o freio na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, governamos também todo o seu corpo"
"Vede também os navios: por grandes que sejam e embora agitados por ventos impetuosos, são governados com um pequeno leme à vontade do piloto. Assim também a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas.Também a língua é um fogo, um mundo de iniquidade."
"A língua está entre os nossos membros e contamina todo o corpo; e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida."
"Porventura lança uma fonte por uma mesma bica água doce e água amargosa? Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre com um bom proceder as suas obras repassadas de doçura e de sabedoria."
Ou vigie sua palavra com freios responsáveis e limpe o coração higienizando o lugar de onde saem , a boca. Por ela passa a inveja, a corrupção consentida, a impropriedade e o despreparo que encena o interior vazio.
"Mas, se tendes no coração um ciúme amargo e gosto pelas contendas, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que vem do alto, mas é uma sabedoria terrena, humana, diabólica"
Freie a palavra, limpe a química do coração, expulse a impureza da alma. Todos não são iguais, bem ao contrário, ninguém é igual como ser e seus dons, mas somente como pessoa. Vigie a palavra.