O vendedor de picolés

Divino, um menino, franzino, de 10 anos, andando descalço, no solo quente de terra e asfalto, pelas ruas da cidade de Pires do Rio, Estado de Goiás.

Empregou-se em uma Sorveteria, onde pegava o seu Carrinho, carregado de picolés e laranjinhas e saia pelas ruas da cidade.

Ele recebia uma porcentagem, pelo número de picolés que vendia, enfrentando poeira, sol e chuva.

Ganhava pouco, mas era o suficiente para alimentar, seus irmãos e sua mãe, que era lavadeira e passadeira.

Certo dia, Divino ofereceu um picolé de groselha a uma linda garotinha e recebeu um beijo colorido, como pagamento. Ficou tão feliz, que saiu assoviando pelas ruas.

Mas de vez em quando, algum malandro o parava na rua, chupava uns cinco picolés, jogava o papel no chão e ainda não pagava o menino vendedor. Pobre coitado...

Certo dia, Divino abriu um picolé e encheu de pimenta, para tentar se vingar do malandro. Mas, o tiro saiu pela culatra, pois o sujeito não gostou da pimenta, fez cara feia e espancou o vendedor, que saiu empurrando o carrinho e chorando, com um olho inchado, até a Sorveteria.

Deixou de ser vendedor de picolés e passou a engraxar sapatos, em frente ao Cine Eleusis, pois havia ganhado uma caixa de engraxates, do seu tio, que era marcineiro.

Gostou da nova profissão, pois os fregueses eram homens finos, bem vestidos e lhe pagavam com muito orgulho. Recebia seu dinheiro e punha no bolso de sua bermudinha, colocava a caixa nas costas e ia para sua casa, já tarde da noite.

Mas certo dia, um malandro, tentou assalta-lo e ele bateu sua caixa nas costas do ladrão, destruindo seu ganha pão.

Divino, aconselhado pela mãe, deixou a profissão noturna e ficou desempregado. Mas, certo dia, já com doze anos, topou um de seus clientes na porta do Cinema e foi convidado a trabalhar em uma Farmácia. Atendia bem, os clientes e aprendeu a aplicar injeção e entender as letras estranhas, escritas pelos Médicos, nas receitas.

Estudava, durante a noite e logo se formou no segundo grau. Posteriormente, mudou-se para Brasilia, Distrito Federal. Lá, passou na Faculdade de Farmácia. Formou-se, montou a primeira Farmácia, depois comprou uma Rede de Farmácias e hoje é um grande Empresário do ramo de Medicamentos.

Jaime Teodoro
Enviado por Jaime Teodoro em 23/04/2019
Reeditado em 25/09/2019
Código do texto: T6630657
Classificação de conteúdo: seguro