Pescar a luz

Não discordo: sei que atravessamos um momento difícil. Dificílimo. Há no país muita tensão e até as instituições estão confusas e divididas. Não há uma voz de liderança respeitada e nem de moderação. Só radicalismo e arenga. E o festival de raiva, rancor e ódio. E vaidade absurda. Alguns expõem o país ao ridículo no exterior. Somos hoje uma nação olhada com suspeita e sem credibilidade, não ha respeito ao Brasil no exterior. Estamos perdendo o principal a autoestima, o civismo, a fé no futuro. Estamos descambando para a aventura que pode levar ao caminho da perdição. Esses arroubos de ódio e irresponsabilidade são fatais. Globalização? Não, apenas nos tornamos outra vez colônia.

Uma nação precisa de comando, liderança segura, exemplos e lições de confiança e bm senso. E de cuidado com essa plantinha tenra, a democracia. Democracia não sobrevive sem a prática do cumprimento ds direitos humanos, da Constituição e da justiça social.

Um país precisa cultuar a sua história, memoria, ideais. Não se pode simplesmente jogar no lixo a sua independência e se atrelar a uma matiz or subserviência, falta a noção do que seja estadista. Estadista nao é ser office boy dos EUA.

Apesar de tudo, é preciso cantar, lutar, se renovar, nunca entregar os pontos. Tudo bem, a luz apagou, só a sombra, então é preciso acender e buscar a luz. Nada como lembrar o verso de Neruda:

"Se cada dia cai, dentro de cada noite/ há um poço/ onde a claridade está presa./ Há que sentar-se na beira/ do poço da sombra/ e pescar luz caída/ com paciência".

Haverá sempre um amahecer. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/04/2019
Código do texto: T6630652
Classificação de conteúdo: seguro