VAI SAIR AONDE HEIN?

É impossível escrever algo sem ter o mínimo uma referência.Na minha tenra idade, nos dias que antecediam o carnaval em Guaraní (uma pequena e acolhedora cidade de Minas Gerais). Escutávamos indagações pontuais, que geravam expectativas à espera dos desfiles das duas tradicionais escolas de samba da cidade. Tipo: "Quem sairá no carro alegórico?", "Como será a fantasia dele ou dela este ano?", "Quem será a porta-bandeira e o mestre-sala?". A mais curiosa e que bombava naqueles dias "Vai sair aonde hein?"

Numa época em que vivíamos offline, nossas conexões: as mais simples brincadeira, enfim uma vida leve.

Influenciado por meu pai, que era um entusiasta componente da Escola de Samba Unidos de Guarani, torcedor (idem) do também tricolor, Fluminense do Rio de Janeiro. Saí pela primeira vez nesta escola de samba. Juntamente com outras crianças, fantasiados de indiozinhos, sobre a carroceria de um caminhão.Lembro-me que fizeram uma oca em miniatura.A saída foi lá do lactário(uma repartição municipal), sob os olhares protetores de nossos pais.Sendo esta a primeira vez que desfilava em uma escola de samba, não lembro de ter passado na avenida principal.Provavelmente devo ter dormindo nos braços de minha mãe.

Todos o anos, lá estava dando meus pulos, na tricolor.O estandarte,nas cores verde, vermelha e branca, traz a figura de uma mão branca apertando uma mão preta dentro de um enorme circulo. Já adolescente,e admito, ser um pseudo- sambista, promoveram-me para bater um surdo (tambor). Nesta época não existia sonorização.As fatias de limões corria solto para "limpar" nossos gogós.

Nos três dias de carnaval a Unidos, cruzava a Rua do Comércio, sob uma chuva de confetes e serpentinas.Para nós, componentes da escola de samba,era gratificante ouvir os aplausos e os gritos de alegria dos espectadores.

Porém...havia a nossa coirmã, a Turunas do Humaitá.A amarelo e preto. Para muitos da cidade, cognominada de Galo.A rivalidade era sadia, quaisquer simpatizante da Unidos ou não, tirava o chapéu para a bateria da Turunas.Um batuque inigualável. Entre as batidas do primeiro e segundo (surdos) vinha o repinique.Na levada desta cadência, o som do cavaquinho.Na sequência ,ao começar ouvir seu tradicional samba exaltação: Cadê ioiô... Cadê iaiaáá...olha que a Turunas vai passar do Humaitááá...(nome de um bairro da cidade onde nasceu esta escola de samba), a multidão parecia entrar em êxtase.A alegria contagiava a todos sem distinção.Os visitantes transformavam num multiplicador do belo carnaval apresentado na cidade.

Fica aqui minha simples homenagem, à todos os dirigentes destas tradicionais escolas de samba, que não medem ou mediram esforços. para levar alegria e orgulho à população da cidade e visitantes.

Atualmente, geração online, é bem provável que a pergunta "Vai sair aonde hein ? " seja veiculada via whatsapp. Sendo várias são as opções de blocos carnavalescos. Creio que a resposta à este questionamento é: "Estou em dúvida se saio na Turunas ou Unidos, mas te encontro com certeza absoluta no Bloco do Falecido".

eoliv
Enviado por eoliv em 22/04/2019
Código do texto: T6629854
Classificação de conteúdo: seguro