Em Um Domingo de Páscoa

Maria Clara é uma menininha linda e muito esperta, que tem pouco mais de sete anos de idade. Ela é a filha única de seus pais; Mário e Clara, casados há pouco mais de oito anos. Católicos fervorosos e praticantes da sua religião, eles são o retrato fiel de uma família feliz.

Os pais de Maria Clara são coordenadores da Pastoral Familiar da Paróquia do bairro onde moram. Ela já está fazendo a sua pré-catequese, sendo que a sua mãe também é uma das catequistas.

Nesse último Domingo de Páscoa, aconteceu na paróquia a Primeira Comunhão de um grupo de crianças. A igreja estava superlotada de parentes e convidados. Entre os convidados se encontrava a amiguinha favorita da Maria Clara; a sua coleguinha Bia. Embora ela sempre costumava comentar com sua mãe a respeito dessa sua coleguinha de turma, ela ainda não a conhecia pessoalmente. E foi após o término da cerimônia que, já no pátio externo da paróquia, ao perceber que sua filha não saía de perto de uma menininha loirinha e sorridente, de cabelos compridos e com aparelhinho nos dentes, sua mãe arriscou uma pergunta: -Filhinha, não vai me dizer que essa aí não é a famosa Bia; acertei? Acertou sim,mãe; é ela mesma, mas como foi que a senhora adivinhou? Ora, desde que ela chegou que você não desgruda dela; só podia ser a Bia... E também entrou no bate-papo com elas.

Até que tendo se passado alguns minutos, um carro estaciona diante do portão do pátio e dele desce uma mulher trajando um vestido tão longo que chegava a arrastar no chão; era um vestido todo branco, cheio de rendas e babados, e era coberto com uma infinidade de colares brancos que se trançava entre si. Ela usava na cabeça uma espécie de turbante, que também era branco e todo enfeitado com pedras brilhantes e coloridas que chamava muito a atenção. Calmamente e sob os olhares curiosos de todos que estavam próximos, ela se aproximou das três e, tocando no ombro da pequena Bia, perguntou: -E aí filhinha, já terminou a cerimônia? Viemos te buscar! Ao que a pequena, sem mesmo se virar para ver quem estava falando, respondeu: -Já terminou sim mamãe, foi uma coisa muito linda! Então, ela virou-se para a sua mãe falou: -Mãe, essa aqui é a mãe da Maria Clara, foi ela quem recebeu, como presente de Natal, aquele terço tão bonito que a senhora trouxe lá da Bahia... Ao que a mãe dela respondeu: -Ah! Puxa vida, que prazer em conhecer a senhora. Fiquei super feliz quando a Bia me disse que a sua filha havia contado para ela, que a senhora gostou tanto daquele terço, que usa ele todas as terças-feira quando participa do Terço das Mulheres.

Sob os olhares curiosos de algumas mulheres da paróquia que faziam questão de ouvir a conversa das duas, e meio sem graça,a mãe da Maria Clara respondeu: -O prazer foi meu querida, realmente eu adorei aquele seu presente; muito obrigada mesmo... E a Bia, toda sorridente, falou para ela: - A minha mãe é 'Mãe de Santo', ela trouxe aquele terço, de um terreiro muito famoso lá da Bahia. E agora que já terminou aqui, estou indo com ela lá para o terreiro dela...

E enquanto que o carro dobrava a esquina levando aquelas duas, as outras duas ficaram; Maria Clara, acenando, feliz e sorridente para a sua amiguinha... Já a Clara, sua mãe; estática...