"O inferno são os outros"

Sou admirador do saudoso intelectual, filósofo e romancista Jean-Paul Sartre. Não, não li toda a vasta obra dele. Li apenas "Furacão Sobre Cuba", escrito logo após s Revolução de Sierra Maestra, além da trilogia "Os Caminhos da Liberdade", composta pelos romances "A Idade da Razão", "Sursis" e "Com a morte na alma". É claro que sempre li em revistas e jornais matérias sobre Sartre,inclusive a crônica maravilhosa de Nelson Rodrigues sobre a visita do francês ao Brasil. Diz Nelson que cansado das recepções dadas pelos ricaços em seus palacetes, certa feita já cheio perguntou em alto e bom som: - Onde estão os negros? A pergunta tinha razão de ser porque sendo o Brasil um país de negros, ele depois de vários dias no país não tinha visto um só negro. Mas, segundo Nelson, um ricaço cínico e meio bêbado respondeu: ´-Estão la fora, nas ruas, assaltando. Bom, adorei os romances dele, especialmente "A idade da razão", tão bom quanto "A condição humana" de Malraux.

Mas o que eu queria colocar aqui é uma frase dele que é muito citada (não sei em que livro foi escrita): "O inferno são os outros!". Com todo respeito ao saudoso grande pensador, mas sempre achei essa frase completamente sem noção. Por que cargas d'água o inferno seriam os outros? Acho pretensão. Só se Sartre se considerava o gênio da raça e considerava todos os outros como lixo ou inferno. Sempre reflito sobre essa frase. E sempre acho-a babaca. Mas concordo que não tenho bagagem nenhuma para fazer essa consideração. Mais: pode ser que Sartre tenha pronunciado a frase num contexto especial e que, aí sim, ela faça sentido. Fico rindo: quem sou eu para estar analisando uma frase de Sartre? Apenas um matuto besta.

Prefiro, pois, reler seus três romances, em especial "A idade da razão", um livro que desnuda o momento em que a guera estava por eclodir. Um romance que a gente não esquece. Uma obra-prima. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/04/2019
Código do texto: T6628273
Classificação de conteúdo: seguro