CARINHO
CARINHO
A palavra carinho fugindo a regra não deriva do latim, e sim do espanhol cariño e tem como sinonímia o afago, a meiguice, a carícia, bem como, cuidado e desvelo. Como é belo ouvir alguém pronunciar a palavra - carinhoso. Todo ser humano, após o nascimento será um ser dependente de carinho. Esse papel tão benéfico está na responsabilidade dos pais. Diz o clichê popular que tudo demais é veneno, e o carinho não deverá fugir a regra. Carinho certo na hora certa. Carinho é um gesto afetivo entre dois indivíduos que pode envolver contato físico, palavras ou um simples olhar. O carinho ocorre entre indivíduos indiferentes de sexo, cor, religião e nacionalidade. Ocorre com menos freqüência entre os animais. Entre pessoas e animais, pode-se dar uma conotação diferenciada, visto que o animal só pratica o sexo quando a fêmea se encontra no cio. O homem pela sua cultura se exclui dessa formalidade praticando sexo por vicio, comportamento desregrado ou mesmo por prazer. O sexo não é sinônimo de coisa suja. Ele muda de feição quando surge a banalização. Nos animais o sexo pode ser praticado nas formas sexuadas e assexuadas, com penetração ou não. Pessoas que aparentemente não se dão, podem nutrir um carinho afável um pelo outro. Não podemos nem devemos dispensar um bom carinho. Pode ser benéfico. Além de aliviar as tensões e ansiedades, pode ser uma forma de prazer para quem dá e recebe. Muitas pessoas aliam o carinho ao sexo, mas não é bem assim. Na prática do sexo o carinho é uma maneira sensual de ativar o prazer, visto que sexo sem prazer não é sexo, e sim um coito natural. O carinho é um excelente remédio para os ejaculadores precoces. Use a sua inteligência de homem e de mulher, mas saiba despertar todas as fantasias e desejos de seu companheiro, dedicando-lhe um carinho todo especial, usando a inteligência ou imaginação de ambos. As ações libidinosas não são formas de carinho e sim de instinto animal, do qual o ser humano também é possuidor pelo livre – arbítrio dado por Deus.
As apresentações sensuais em público, como o uso exagerado de roupas provocantes e vestimentas íntimas, expostas aos olhos curiosos, podem causar instintos libidinosos como a masturbação propriamente dita ou mental, e a exposição do pênis como forma animalesca de quem não sabe se comportar diante de uma mulher bonita, de um corpo escultural ou mesma com vestimentas provocativas. Pela inteligência hominal o sexo foi variando de natureza e formas. Surgiu também às aberrações sexuais, o sexo anal e oral. Todos esses aspectos aqui delineados podem se incluir como formas de carinhos se houver o consentimento ou entendimento entre parceiros. O carinho pode ser maternal, fraternal, sensual, amoroso, amigável e outras formas que trazem em seu bojo a sinonímia do amor na sua mais singela forma. No sexo considerado animalesco o carinho está ausente. Amar e ser amado são junções primordiais. Existem variações de carinho dependendo de pessoa para pessoa e de forma como se pratica. O amor mais exigido nos dias atuais é aquele pregado por Jesus: “Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a te mesmo”, lembre-se: Dêem carinho a seus filhos, netos, esposas e se transformarão em pessoas mais queridas do seu ciclo familiar. Carinho com carinho se paga, amor com amor se paga. Resta-nos absolver as nuanças e as vantagens que o carinho nos proporciona. Agindo assim seremos pessoas felizes, mas lembre-se sempre que o carinho é um antídoto contra a violência. Onde existe carinho não existe violência e vice-versa com certeza. Que o carinho seja o somatório de nossas ações diárias e que em conjunto devemos colocá-lo de encontro com os dissabores da vida, através da educação sadia e benfazeja, pois muitas vezes a violência parte de pessoas que nunca tiveram o prazer de receber amor e carinho.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE