SUBLIMIDADE
SUBLIMIDADE
Palavra derivada do latim “sublimitate” representa em sua amplitude qualidade de sublime, grande altura ou elevação, perfeição, primor, excelência e maior grandeza. Aproveite ao máximo seus momentos de alegria, de prazer, de dedicação, externando a sublimidade que existe dentre de você. Achamos que a grandeza sublimar das pessoas vem da introspecção, do âmago, do ego, do superego e de outras qualidades adquiridas no decorrer de uma vida salutar, educativa e de nuanças perfectivas. Muitos falam do “Id” que é a parte mais profunda da psique, receptáculo dos impulsos instintivos, dominados pelo princípio do prazer e pelo desejo impulsivo. A impulsividade demasiada prejudica a condição sublimar de qualquer ser hominal, em todas as vertentes. Já a simplicidade, o modo de agir, falar, o trato com as pessoas ou classes sociais, se transforma naturalmente em ações sublimares. Sublime é uma expressão que não está em voga no dicionário popular da maioria dos brasileiros. A violência transforma o homem sublime numa fera dominadora e cruel, sem escrúpulos e sem amor próprio, modificando muitas vezes até a própria fisionomia. Quem deixou a sublimidade de lado, e partiu para a ingerência dominadora, da intervenção dolosa, da influência do mal, maligno ou maléfico exterminou de sua vida a sublimidade.
Seria possível recuperá-la? Claro que sim. Após uma reforma íntima muito forte, sensibilizando os corações de quem deixou um tesouro valioso escapar pelos ralos da vida. Nunca se aborreça com um amigo ou pessoas de sua família, só porque ele está emburrado. Procure acalmá-lo e tente repassar coisas positivas. Muitas pessoas atualmente denominam essas ações como força de atração. Se alguém pensar positivamente vai receber de presente energias positivas e acontecerá o contrário se pensar negativamente. A vida é sublime. É uma sublimidade dada por Deus. O livre-arbítrio também. Se todos os seres hominais aliarem o bem a sublimidade teremos a vacina mais poderosa contra a violência que está inserida em todos os écrans do mundo. Alguma vez alguém já pensou em agradecer a Deus pelo ar que respiramos a água com que saciamos a nossa sede, a chuva benfazeja que transforma o seco em tom clorofilático das terras secas e áridas do Nordeste brasileiro. Se o homem fosse mais educado e procura-se colocar todo lixo produzido por ele, as chuvas não causariam tantos estragos às populações. Nessa inércia da cultura ou falta dela, a chuva para determinadas pessoas pode ser um desastre. A sublimidade pode mudar o seu rumo e passar a beneficiar aqueles que se preocupam com o meio ambiente. “Não dê ouvidos a intrigas e calúnias, só a árvore que produz frutos é que se vê apedrejada, para deixá-los cair”. O homem é aquele que pense antes de tomar qualquer atitude. Deixe seu corpo saudável, dando-lhe alimentação sadia e frugal.
Quando se pensa em sublime, sublimidade vem à tona a palavra sublimação. Será que essa palavra tem algo a ver com que falamos nas entrelinhas desse artigo? Vejamos: A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso ou vice-versa, sem passar pelo estado líquido. O ponto de sublimação, assim como o ponto de ebulição e o ponto de fusão, é definido como o ponto no qual a pressão de vapor do sólido se iguala a pressão aplicada. Também é chamada de re-sublimação a passagem do estado gasoso para o sólido se considerar que a sublimação seja apenas a passagem do estado sólido para o gasoso. Mas muitos químicos consideram que sublimação é o nome de ambos os processos e desconsideram o substantivo re-sublimação. A sublimação é característica de substâncias que possuem pressão de vapor no ponto de fusão maior que a pressão atmosférica. Dessa forma, na pressão atmosférica a substância desenvolve pressão de vapor suficiente para vaporizar completamente. Isso ocorre geralmente com substâncias apolares com alta simetria, pois elas possuem pontos de fusão altos e altas pressões de vapor. A naftalina, assim como o iodo é um dos bons exemplos de substâncias sublimáveis. Fizemos essa colocação para explicar as aparências das palavras sublimação e sublimar e vejam a diferença: derivada do latim sublimare, tornar sublime, erguer à maior altura, ou a uma grande altura, exaltar, exalçar, engrandecer, elevar à maior perfeição, purificar. Fazer passar (um corpo) diretamente do estado sólido ao gasoso; meteorizar, purificar por sublimação, fazer a sublimação de, elevar (a honras, dignidades), distinguir-se, sobressair, salientar-se, relevar-se. Às vezes ficamos a meditar: Como é difícil e complicada a língua portuguesa? É verdade. Porém com algumas horas diárias de estudos e aprendendo as regras básicas vamos chegar à sublimidade com certeza.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE