Piedade, Piedade para os que sofrem....

Sempre gostei - e ainda gosto - das músicas cantadas pelo saudoso cantor cubano "Bienvenido Granda. Adoro ouvir "En la orilla del mar", "Angústia, "Perfume de Gardênia", "Non toque este disco", "Tu Precio", "Señora", "Solo Contigo"... Mas ha uma que acho triste mas linda:"Oración Caribe". Fico emocionado com um verso (vou tentar traduzir): "Piedade, Piedade/ para quem sofre/ um pouco de calor em nossa vida/ E um pouquinho de luz/ em nossa aurora".

Para mim a piedade é fundamental ao ser humano. Uma pessoa sem o sentimento da piedade é uma pessoa fria, desumana e perigosa. A piedade é condição sine qua non no ser humano. Tem mais: a piedade para os que choram e sofrem de fome e desespero, sem codições de viver com dignodade, não é a simples esmola,mas a emoção da solidariedade. O engajamento na luta do povo por melhores condições de vida. Essa a piedade de verdade.

Sempre leio no meu velho caderno de frases o que afirmou Malaparte:

"Não pode haver num povo o sentimento da liberdade, se nao houver o sentimento da piedade".

É preciso piedade, muita piedade, a verdadeira emoção da solidariedade. Inté.

P.S. O governo declarou que o salário mínimo será corrigido pelo índice da inflação. Resultado: vi prejudicar os mais pobres. Ah, Brasil.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/04/2019
Código do texto: T6625025
Classificação de conteúdo: seguro