Prova cabal de ignorância
Apesar de ser veemente na defesa dos meus ideais, sou uma pessoa tolerante e sabe conviver com as pessoas que pensam diferente de mim. Na verdade possuo mais amigos conservadores que esquerdistas. Acho que sem tolerância e respeito aos contrários não se é democrata. O intolerante e provocador não é democrata, seja ele da esquerda, direita, do centro, de banda ou do escambau. Sim, a mim dói, entristece, constrange e revolta tomar conhecimento de intolerância, provocação e de ignorância crassa at[e por parte de pessoas que tiveram acesso à educação.
Hoje minha neta me mostrou uma postagem do deputado Eduardo Bolsonaro (não sei se é o zero um, zero dois ou zero três, sei que é um zero à esquerda em democracia, tolerância e cultura. Ele tuitou: "Diariamente mostramos quem é Olavo de Carvalho. Falta o pessoal da esquerda agora dizer quem é Paulo Freire e o seu legado na educação...". Sinceramente, como é que alguém é tão injusto, imbecil, ignorante e provocador?!!!!! A esquerda não tem que demonstrar quem foi- e continua sendo porque sua obra está viva - Paulo Freire. É o Patrono da Educação no Brasil, é um dos educadores mais citados no mundo. Já Olavo de Carvalho... Não, não estou esculhambando com o guru da direita, mas ele nunca foi um pensador, nem educador e nem referência em nada. Como astrólogo é ultrapassado por Dona Milu da novela. E em sociologia e filosofia fez mestrado e doutorado por correspondência. Mas deixa prá lá... Vou apenas transcrever textos do saudoso e grande educador Paulo Freire, alguém que honrou e dignificou a educação e a cultura do nosso país:
"Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade". Uma jóia d conselho: "Não basta ler 'Eva viua uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho". Uma frase realista: "Ninguém liberta ninguém, ningupem se liberta sozinho: o homem se liberta em comunhão. E mais uma verdade do grande educador: "Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar". Para fechar esses drops de Freire: "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor".
Esse zero à esquerda deveria divulgar os conselhos e reflexões sobre educação e cultura, do rival de Dona Milu, Olavo de Carvalho. Ah, Brasil. Inté.