Precisamos de um novo Ulisses Guimarães

Sem nenhuma dúvida precisamos de um novo movimento tipo "Diretas Já!" e de um comandante como o saudoso Ulisses Guimarães. Um lder veemente mas respeitoso, educado, altivo e democrata de verdade. Foi o grande comandante da elaboração da Constituição, ficou acima dos partidos e com compromisso apenas com a democracia e as liberdades democráticas. Quem dos mais adentrados nos anos não se lembra do discurso dele na Proclamação da Constituição Cidadã? Dia desses assisti a um documentário que registrou aquele momento e, juro, chorei de emoção.

Não desejo polemizar e nem arengar, mas lembrar o Senhor Diretas, o quanto está fazendo falta, lembrar também o seu fim trágico, até hoje inexplicável. Que saudade de Ulisses. Tanscrevo um trecho do discurso dele na Proclamação da Constituição:

"... A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa, ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca. Traidor da Constituição é traidor da pátria. Conhecemos o caminho maldito: rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio, o cemitério. A persistência da Constituição é a sobrevivência da democracia. Democracia é a vontade da lei, que é plural e igual ara todos, e não a do príncipe, que é unipessoal e desigual para os favorecimentos e privilégios. e a democracia aé o governo da lei, não sõ ao elaborá-la, mas também para cumpri-la, são governo o executivo e o legislativo...".

Precisamos mesmo de um novo Ulisses. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/04/2019
Código do texto: T6623348
Classificação de conteúdo: seguro