Viva o Recife, apesar dos pesares

Segundo opinião dos entendidos, inclusive estudiosos, Recife é uma das cidades mais bonitas do Brasil (um saudoso irmão meu dizia que era uma das mais bonitas do mundo). Sou do sertão, apegado à minha região, mas acho que Recife é mesmo uma cidade linda, mas maltratada, violentada, massacrada e injustiçada pela falta de cuidados. Recife é uma cidade suja demais, seus ros estão super poluídos, não pode chover que entope tudo, hpa o problema dos morros, problemas demais, inclusive os sociais. Hpa sujeira demais e maus-tratos demais.

Veneza brasileira? Sim, é uma cidade tomada das águas. Mas também construída com a argamassa dos sonhos e da imaginação. Recife tem

muito dos holandeses, mais que dos portugueses. E muito dos negros. É só ler a história.

Dói constatar as dores do Recife. Uma cidade libertária e histórica, berço ds revoluções e da resistência em todos os tempos, é muito triste vê-la semi degradada.

De vez em quando dou uma circulada pelo Recife velho, suas praça, ruas, pontos históricos. Mas sempre fico deprimido, um amigo recifense apaixonado pela sua cidade sempre me diz que, hoje, só devemos ver o Recife à noite, orque o escuro esconde a sujeira e os problemas. Ele tem certa razão, mas mesmo assim, apesar dos pesares, o Recife não perde o seu encanto, adoro esses versos de Carlos Pena Filho: "Hoje, serena, flutua,/ metade roubada ao mar,/ metade à imaginação,/ pois é dos sonhos dos homens/ que uma cidade se inventa".

Volta Mauricio de Nassau! Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/04/2019
Código do texto: T6622705
Classificação de conteúdo: seguro