DEUS FEZ JUSTIÇA A CHINA NO PIAUÍ.

Eu sou um tatu china ou tatua como dizem alguns “estudanta”.

Nossa origem é tipicamente da América do Sul, isso por causas naturais, isolamento fenômenos da natureza. Na caatinga nós nos adaptamos muito bem. Comemos pequenos insetos, enfim, sobreviemos muito bem no sertão. Mas no Piaui, região de Dom Inocêncio, não existíamos até os anos 1902.

Uma grande enchente do Rio São Francisco nos levou de Minas Gerais ou Bahia descemos em Remanso-Bahia em cima de um tronco de árvore passamos por uma pequena vereda que foi virando o riacho Grande, em Dom Inocêncio Piauí. Fomos cair em terras do Piauí nos Grossos de lá ganhamos as chapadas e capões virando uma grande família de tatu china no Piauí.

Só que os caçadores nos perseguiam sem piedade. Fora outros animais que nos comia. Teve um que foi engasgado por um osso de uma china, que ele só não morreu porque um rezador o livrou da morte. Acredito que todos nós chinas não iríamos sentir pena do malvado.

Porém, um se deu mal foi castigado, porque matou uma china dando de mamar os filhos pequenos, com a morte da mãe os bichinhos morrem de fome. Os chinas pediram a Deus que fizesse justiça. Deus é amor, mas é pedagógico quando é preciso dar um basta.

O caçador, que caçava de dia e de note, foi mordido por um grande cascavel em morreu. Nós chinas ficamos aliviados desse caçador estávamos livre. Assim conto minha história pela ótica de uma china de origem baiana e que viveu no Piauí.

***Observação: os marotos mais velhos do século XIX falavam que foram eles que trouxeram tatu china para Dom Inocêncio Piaui***.

ADAO NHOZINHO.

ADÃO NHOZINHO
Enviado por ADÃO NHOZINHO em 13/04/2019
Código do texto: T6622386
Classificação de conteúdo: seguro