Democracia: ainda é o melhor regime de governo

Sem dúvida nenhuma a melhor regime de governo é a Democracia. Estava cerro Churchill quando afirmou que a democracia não era ouro dezoito, mas era o melhor dos regimes. Não foram essas as palavras, mas o conteúdo é esse. Eu acho que é sim ouro de dezoito quilates. Tem nao nego suas imperfeições, mas é o regime ideal. Agora precisa funcionar. Democracia gambiarra não é democracia, quando ela é arranhada, desrespeitada, vilipendiada, agredida não é mais democracia. A nossa está quase nesse estágio. Possuímos, sim, uma bela Constituição mas ela é constantemente desmoralizada. Diferente de outros países, onde nada se faz ao arrepio das leis e da Constituição, aqui as instituições fazem gato e sapato dela, até a justiça arranha a Constituição.

De todas as instituições que estão, diga-se de passagem, todas desacreditadas, a que mais nos espanta e revolta é a justiça. É claro que não podemos generalizar, mas a justiça no Brasil fala demais, se omite, toma decisões açodadas, se contradiz e cede a pressões, além de ser deslumbrada pela vaidade, adora microfones e câmeras.

Mas há algo ainda pior. Numa democracia de verdade hpa uma oposição de verdade. Nós não temos esse tipo de oposição. A nossa oposição não tem credibilidade e nem competência. Tanto isso é verdade que o presidente é governo e é oposição. Explico: o presidente faz oposição ao seu próprio governo, anulou a oposição. Podem analisar: o líder da oposição parece ser Bolsonaro. É muito triste.

Precisamos com urgência de uma oposição forte e democrática, de um líder tipo Ulisses Guimarães, aquele que disse: "Tenho ódio e nojo da ditadura". Aquele que fazia oposição sem ódio e sem medo. Precisamos reconstruir nossa democracia. Urgente. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/04/2019
Código do texto: T6622157
Classificação de conteúdo: seguro