Teoria da Ferradura

Tenho um amigo, religioso veemente e muito conservador, mas alguém que é democrata de verdade e respeita ideias dos contrários. Sempre discutimos e divergimos, mas permanecemos "de boa" como dizem os jovens. Ele sempre me diz algo que é verdadeiro, me fala da teoria da ferradura: os extremos se tocam, ele diz que o radical de esquerda é tão bacaca e embrutecido quanto o radical de direita. que um e outro jamais vão se satisfazer com o regime democrático. Acho que ele tem razão.

Sei não, mas pelo andar da carruagem. parece que já tem gente surtando. Vejam que ja se detecta um frenesi danado, uma excitação tremenda e um frisson da gota serena no combate sistemático e exagerado de algo que esses frenéticos mesmos dizem não existir mais: o comunismo. Mas não sossegam as periquitas, são laudas e laudas de alucinações anticomunistas, só está faltando dizer, como diziam no passafdo, que os comunistas comem criancinhas. E tome lenha em Lenin, Trostky, Guevara, Fidel, Chaves e o escambau de comunistas que já partiram há very very time. A veemência o frenesi é tanto que a gente pensa que os esses sujeitos estão convictos que o Exército Vermelho está na iminência de invadir o nosso país, ou de que há em alguma serra brasileira uma espécie de Sierra Maestra, uma nova Araguaia. Que os comunas estão a um passo de tomar o poder no Brasil.

Na minha modesta opinião de esquerdista festivo e democrata de verdade, acho que esses direitistas perderam o bom senso e o miolo amoleceu, estão obcecados, quem sabe baixou neles alguma entidade fascista ou nazista que os faz não sossegar as periquitas e aí entram em transe e extrapolam. Uma prova que a entidade que baixa neles é nazista ou fascista é que não escrevem uma linha criticando Hitler, Mussolini, Pinochet, Franco... A ladainha tem um endereço certo, lembrar o comunismo desviando o debate do fascismo à brasileira.

Nada como os jovens para diagnosticar com um humor toda sorte de preconceitos e babaquices. De vez em quando meu neto mostra aos colegas minhas maltraçadas e vêem outras. Um deles, um sujeitinho muito irônico e engraçado, vou algumas matérias e afirmou rindo: - "Caraca, esse véio surtou parece Dona Mirtes da novela, só ele sabe de tudo e dono até de Deus, Jesus e dos santos, e dono da igreja. É um direitão tipo dona Mirtes. Ri muito. Acho que tem algumas nuances mas Dona Mirtes é ficção.

No mais, acho que na democracia devemos ser mais verdadeiros, sem apelar para um frisson ridículo e fascista. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/04/2019
Código do texto: T6621902
Classificação de conteúdo: seguro