Apelo Forte

Apelo forte

Prof. Edson Gonçalves Ferreira (Ms)

Sim, sou poeta e professor, com muito orgulho e, também, não tenho vergonha de dizer que sou brasileiro, embora seja do contra. Sim, do contra, porque enquanto todo o nosso povo cala e vai, diariamente, pagando impostos e taxas, parecemos vaca de presépio e, assim, fico nervoso, enraivecido. Sou tão contra que sou contra a certos políticos corruptos do Brasil e do mundo que desonram a classe.

Esses políticos corruptos são danados para danar todo mundo! É uma vergonha que nós, brasileiros, paguemos impostos sobre o salário que ganhamos quando, na verdade, já é descontado, em folha, impostos e, depois, ainda, temos que pagar IPTU, IPVA, Seguro Obrigatório, Taxa de Licenciamento de Veículos, etc. Sim, porque alguém sabe o que é feito com o dinheiro arrecadado, de verdade?

Nossas ruas, nossas avenidas, nossas estradas estão todas em péssimo estado. Atendimento em hospitais para quem não tem um plano de saúde e, às vezes, mesmo para quem tem, é uma vergonha. No final de 2006, liguei para fazer uma consulta, através do meu rico plano de saúde, o médico só poderia atender no início deste ano. Perguntei se, pagando particular, havia vaga. Claro que havia!

Por isso, acho que o brasileiro precisa utilizar uma palavrinha mágica que, até hoje, nós não aprendemos a dizer: não à corrupção. Sim, porque temos que educar o nosso povo para cobrar os beneficiamentos que deveriam ser feitos com o dinheiro dos nossos impostos. Falando nisso, onde estão as aulas de Organização Social e Política do Brasil que havia em nossas escolas. Sim, a Educação no Brasil também é vergonhosa e o salário dos nossos professores também. Na maior parte do mundo, os professores gozam de um prestígio imenso e o Brasil não é o país que gosta de imitar os outros? Por que nesse caso não o faz?

Mesmo ganhando pouco, tenho orgulho de ser professor e não conheço nenhum politico que não tenha passado pelos bancos de escola. Você conhece? Por isso, volto a insistir com os políticos, meus ex-alunos, para que nos ajudem a moralizar mais o nosso país cuja fama, aqui dentro e no Exterior é vergonhosa! Tão vergonhosa que, quando assistimos a filmes estrangeiros, quando alguém rouba lá fora, diz que vai refugiar no Brasil, país da impunidade.

Por isso, acho que, antes de fazer campanhas, por exemplo, para que a população respeite os mais velhos, o Governo tem que melhorar a assistência aos mais velhos, mostrando que ele mesmo os respeita e, inclusive, dar o aumento real de que os aposentados necessitam. Nós, brasileiros, precisamos acordar que, atualmente, não dormimos mais num berço tão esplêndido assim, afinal quantas pessoas dormem é na rua, não é?

Crônica publicada no JORNAL AGORA, de Divinópolis.

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 21/09/2007
Código do texto: T662164
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.