Tempos de degenerescência
Tenho lido muitos comentários nas redes sociais que me assustam pela rispidez e altas doses de intolerância. Então quando o assunto é fé, muitos que se dizem cristãos se pronunciam de forma tão antagônica aos ensinamentos do Cristo que me pergunto se de fato são cristãos.
A violência num gesto de chutar um prato onde alguém ou algum animal come é a mesma violência de se atacar a fé alheia, pois ambos os gestos estão desprezando a fonte de alimento que nutre a vida seja ela física ou espiritual.
Os muitos pontos de vistas e idiossincrasias pessoais devem ser respeitados com o mesmo rigor que respeitamos nossas mais profundas convicções. Isso não significa concordância, mas somente o reconhecimento de que há visões diferentes, construídas de muitos lugares distintos do nosso e que portanto precisamos aceitar.
Seja no âmbito da política, futebol ou religião; seja num botequim ou num ambiente virtual, é importante a fala desapaixonada e respeitosa, pois só assim as múltiplas argumentações podem ser ouvidas ou lidas por um ou mais interlocutores com a energia igualmente modulada. Acredito que se todos pudessem agir assim, as visões até se complementariam.