T e m p e r a n ç a

Acho que está faltando no nosso país um choque de temperança, Sim, um choque de temperança. Taí uma palavra que nunca é usada. Nem a palavra nem a virtude. E quando falta equilíbrio, moderação, consciência, ou seja, agir com temperança, podemos por em risco até o mais importante, a liberdade e a democracia. Advertis Sêneca: "A primeira vítia da falta de temperança é a própria liberdade".

Estamos constatando , em todos os níveis, a escalada da raiva, do destempero, do manda-quem-pode-e-obedece-quem-tem-juízo. As instituições estão confusas e radicais, vaidosas demais. Não há aquela moderação que é saudável e fundamental. Não há lucidez, só desatino. De todos os lados.

Que fique claro que temperança, moderação, e equilíbrio não implicam falta de brio e nem covardia. Pelo contrário: agir com temperança é prova de coragem e responsabilidade. Não há prosperidade sem temperança. Dizia Bacon: "A virtude da prosperidade é a temperança. A virtude da adversidade é a força".. Bingo.

Dói, constrange, entristece e revolta assistir a esse festival de destempero, de cabo a rabo. Será isso coragem? Não, é covardia. Que coragem no ato de prepotência? Há prazer nisso? São palavras de Goethe: "A temperança é um dos maiores prazeres".

Fico or aqui, sem ilusões, meio triste e preocupado, mas sempre mantendo a esperança - O sonho do homem acordado. Inté.

P.S. Não sei se a nossa imprensa noticiou mas a imprensa estrangeira está noticiando com destaque que a Ministra da Agricultura, Teresa Cristina afirmou num comissão da câmara o seguinte: "Agricultura nos países que tiveram guerra, que passaram fome, é questão de segurança nacional. Nós nunca tivemos guerra, não passamos muita fome porque temos mangas nas nossas cidades, nós temos um clima tropical...". Não é preciso desenhar, depois da goiaba, a manga. Moro num país tropical...Ah, Brasil.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/04/2019
Código do texto: T6620444
Classificação de conteúdo: seguro