Chapa Treze

Hoje pela manhã quando fui comprar carne de sol e macaxeira (uma dula arretada), encontrei um amigo de Pesqueira. Depois das compras tomando uma água de coco no Parque da Jaqueira, começamsos a lembrar causos da terrinha. Ele então recordou um tpo popularque apareceu de repente em Pesqueira. Nunca soube do seu nome veradeiro, só era conhecido como Chapa Treze, não sei o motivo, mas deve ter sido um apelido que ganhou em São Paulo onde vivera muito tempo. Esse cara era metido a locutor, não era um locutor de fato, mas na política dava pro gasto. Foi aí que virou locutor do MDB, de uma das facções, orque havia três na terrinha. Eu transitiva à vontade nas três, não era candidato a nada apenas era contra a ditadura. Chapa Treze se ligou ao grupo de um vereador que era abonado. Todo comício promovido pelo grpo desse vereador Chapa reze era o locutor.

O causo que recordamsos sobre esse personagem se deu num comíciona zoana rural, comício grande, era a terra do vereador, ela nascera nesse distrito. Esse vereador era metidoa elegante, unhas feitas na manicure, cabelo na cabeleireira, rouoa impecável, era muito vaidoso. Foi aí que sucedeu algo hilário. Faaram varios oradores, incluive eu com minha voz rouca e que ningupem entendia, e então chegou a hora do discurso do vereador o orador principal. Chapa Treze caprichou ná apresentação:

"Companheiros e Companheiras, com muita honra anuncio o discurso desse líder do MDB, esse cara pode ser feio que so a gota serena, mas fala tá e quá (sic) Rui Barbosa".

O vereado ficou pê da vida, chaeteado, revoltado, quase nem fala, apenas agradeceu a presença e disse o tenho dito de praxe. E demitiu Chapa Treza, que foi chamado para ouytra facção. Chapa Treze se excedeu na apresentação. Eu e o amigo rimos muito, mas não só por causa do causo, mas um riso meio melancólico de saudade do nosso passado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/04/2019
Código do texto: T6619382
Classificação de conteúdo: seguro