Fé, Esperança e Milagre

Por que, mesmo em meio aos maiores sofrimentos, as pessoas preferem continuar sofrendo? Não é difícil responder: porque têm esperança, possuem fé e acreditam em milagres. Não há outra explicação convincente. Faz parte do ser humano ter esperança, possuir fé e acreditar em milagre. Tudo bem, reconheço que existe as exceções, mas raríssimas, pessoas que vivendo grandes e irreversíveis sofrimentos decidem não prolongar o sofrimento. Mas, repito, são exceções.

Além da esperança, da fé e da crença em milagre, há outro sentmento muito forte que explica a resistência ao sofrimento: o sentimento de liberdade. Vejam bem, os escravos vinham da África nos porões infectos de navios, acorrenytados e constantemente açoitados, esfomeados, humilhados e ofendidos, mas, mesmo vilentados e sofrendo muito,desejavam sobriver. Por quê? Porque sonhavam com a liberdade, era a esperança na liberade que os mantinha vivos. Não há outra explicação. Nenhuma.

Não discuto que houve também o componente da religiosidade, ou seja, depois de escravizados no Brasil eram convencidos pelos religiosos a aceitar o sofrimento em nome da salvação, doparaíso, do céu. Houve até uma pregaçao chamada Imitação de Cristo, diziam os pregadores (um deles foi o padre Vieira) que cada chibatada e cada violência era igual a que spfreu Jesus, portanto os escravos, inclusive os índios, deviam acitar os sofrimentos e até se alegrar com isso. Infelizmente isso é verdade.

No mais, a fe, a esperança e a crença em mlagresnão é só história, é cultura. E mesmo em alguns casos sendo algo alienante, é também humano e, sejamos francos, positivo. Inté.

P.S. Qual será o próximo ministro a dançar? Esperemos, não vai demorar.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/04/2019
Código do texto: T6618926
Classificação de conteúdo: seguro