CONSTATAÇÃO PREOCUPANTE
Noutros tempos uma das principais características da juventude era a contestação, talvez estimulada pela fase dos por quês e da instrução das matérias curriculares que envolviam também princípios filosóficos e sociológicos, era comum ouvir-se não concordo ou por que tem que ser assim?
Ontem, 07 de abril de 2019, participei de manifestação a fim de deixar bem clara a minha posição referente àquilo que considero ideal para mim e para a sociedade brasileira como um todo, afinal eu faço parte dela e tudo quanto venha a acontecer, direta ou indiretamente, eu serei afetado e, mais uma vez me chamou a atenção a ausência dos jovens na faixa etária abaixo dos 30 anos.
São poucos os gatos pingados que estão na manifestação, engrossando o coro daquelas cabeças brancas que não se furtam da obrigação de participar.
Onde está essa juventude?
Será que as atividades ligadas à tecnologia os impossibilita de locomoção?
Será que a doutrinação maciça em todos os níveis escolares e a supressão das matérias estimulantes da arte de pensar inibiu o senso crítico que caracteriza a idade?
Ou será que o mundo onírico e devastador das drogas é mais estimulante que a vida real?
Talvez não.
Talvez seja o desencanto com a roubalheira institucionalizada, a falência dos órgãos oficiais, a frouxidão das leis preparadas por criminosos para proteção de bandidos ou a anemia e o hipotireoidismo provocados pelos alimentos que já não possuem os minerais necessários ao perfeito funcionamento do organismo ou aqueles venenosos que, desde a mais tenra idade, lhes são oferecidos pelas redes de fast-food, com o beneplácito dos pais ou mesmo efeito secundário das doses cavalares de iodo no sal e flúor na água que são consumidos desde sempre, todo dia, o dia todo.
Ainda bem que se vê muitas crianças.
Embora o real significado daquelas manifestações coloridas, com carros de som, discursos, multidões agitando bandeiras etc. escape do seu completo entendimento, fica plantada em cada uma delas a semente da cidadania participativa.