Famílias tóxicas
Freud já dizia: a infância é um período extremamente importante para a formação de um adulto. As experiências ruins vividas na fase do desenvolvimento infantil podem deixar marcas por toda vida.
O seio familiar é o ambiente mais importante para um ser em formação. É nele que a criança aprende dinâmicas de relacionamento e internaliza certos comportamentos dos pais ou cuidadores.
Mas e quando esse ambiente é tóxico? Os pais deveriam ser exemplos de um porto seguro. Porém nem sempre é assim! Existem pais que não sabem qual seu determinado papel, ou seja, agem como filhos dos próprios filhos.
Existem aqueles que não sabem deixar as brigas longe das crianças. Os que criticam, comparam. Os que enchem os filhos de bens materiais para suprir uma falta de afeto que não conseguem dar.
Precisamos parar de idealizar a familia. Tem família que faz mal, que sufoca. E não é errado sentir raiva dos pais, não é errado querer sair desse ambiente. Famílias tóxicas deixam rastros por toda sua vida. É preciso muita terapia, autoconhecimento e principalmente reconhecimento de que ali não é um local seguro.
Deveria ser, mas não é. É preciso sair desse ciclo para buscar sua melhor versão, mesmo em meio ao caos. Claro que toda família tem seus conflitos. Mas é preciso saber quando passa dos limites. É necessário reconhecer essa triste situação para ressignifica-la.