Visita de Religioso

Ontem recebi a visita de um religioso, Religioso de verdade, desses que não precisam fazer reclame porque é alguém que vive de fato a religião como vida. Digo isso porque o que tem de religioso de mentirinha fazendo cabriolas e bunda-canascas não está no gibi. Alguns ficam em êta, dissertam sobre tudo o que é santo, mas não consegue esconder a raiva, o rancor, o ódio de classe. Volto ao amigo religioso: é consevador, mas semre toma o partido dos mais pobres, não se mete em política, mas não é anaçlfabeto político. É solidário, e algupem muito sincero, d vez em quando me dá um uxão de orelhas, assim como se estivesse brincando. Como sou muito visado e pichado pelos santinhos do pau ôco, esse religioso sempre me defende. Vai além, diz que eu mesmo sem ter religião sou cristão porque sou solidário com os mais pobres e não su odiento. O estranho - pelo menos para mim - é que esse sujeito nunca tenha me sugerido participar da religião. Respeita e eu o respeito. Embora de vez em quando dê uma lapadinha nas omisões da Igreja.

Mas o que ele gosta mesmo é de ler. Lê tudo. Não discrimina. Quando me visita leva uma penca de romances. Dessa vez evou dois romances de Mia Couto, um de Dan Brown, o Memorial do Convento de Saramago que eu estava tentando esconder e um bocado de romance policial. Tem mais, não devolve pass adiante e deois entyrega a Biblioteca Pública. Correto.

Mas não veio de mãos abanando não, deixou comigo um monte de escritos do papa Francisco. Ele sabe que sou fã do papa. Diz ele que isso se deve ao papa ser argentino e eu ter uma quedinha peos argentinos, inclusive na literatura e na música. É vero, gosto mesmo da Argentina sem nunca ter ido lá. Esse religioso já foi várias vezes. Diz ele que os argentinos sao mais cultos que os brasileiros. Esse cara não mente. Discordamsos num ponto: ele acha que Zico fi mehor que Maradona. Discordo. Másconcrdamos qe Messi é melor que os dois, so perde para Pelé. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/04/2019
Código do texto: T6617920
Classificação de conteúdo: seguro