O todo poderoso e as oportunidades

Estes dias, zapeando a TV, dei por acaso com a comédia A Volta do Todo Poderoso (2007), em que Morgan Freeman encarna Deus e Steve Carell seu moderno Noé, o atônito encarregado de construir uma arca num lugar impensável no interior dos EUA. Apesar de ser um despretensioso entretenimento, o filme tem uma passagem marcante: Deus conversa com Noé e lhe ensina que quando as pessoas lhe pedem algo com fervor, por exemplo a coragem, ele, o Todo Poderoso, não lhes concede propriamente a coragem, mas a oportunidade de praticar a coragem, e, assim, de tornar aquele crente suplicante mais corajoso, pela prática da coragem.

Ou seja, os céus não estariam para nos conceder facilidades, mas estariam sim para nos conceder as condições para que possamos fazer a escolha se queremos ou não conquistar algo que ainda nos faz falta. A coragem, o discernimento, o engajamento, a responsabilidade, a honestidade, a serenidade, a tolerância, a solidariedade, a sobriedade, a temperança, o caráter, a firmeza, a generosidade, a sabedoria, a compreensão, a lucidez, a liberdade, a idoneidade... estariam entre essas qualidades para as quais os céus nos concedem as circunstâncias para que possamos praticá-las, e, com nossa determinação, possamos conquistá-las, para o nosso ser e para o nosso mundo.

Que excepcional oportunidade os céus estão nos concedendo nos dias atuais de crescente iniquidade, no Brasil e na verdade no mundo todo! Se tivermos desprendimento e iniciativa suficientes e refletirmos sobre como vão indo estes nossos tempos, nos veremos diante de uma escolha crucial: ou fechamos os olhos para o que está se passando ou tomamos consciência de uma dura realidade cheia de oportunidades para que possamos conquistar qualidades que ainda estão nos fazendo muita falta para a evolução da humanidade.

Aí me lembro de outro filme, um dos que mais gosto: Contato (1997), baseado em livro de Carl Sagan, em que Jodie Foster encarna uma astrônoma descrente de Deus, que busca obstinadamente sinais de vida extraterrestre. Quando os encontra e candidata-se a ser a enviada para o contato com uma civilização inimaginavelmente mais evoluída que a nossa, questionam-na sobre o que ela perguntaria ao seu interlocutor celestial. Ao que ela responde:

— Perguntaria como foi que sobreviveram ao desvario da adolescência de sua civilização...

Publicado no blog http://perrengasprincesinas.blogspot.com/2017/