"NINGUÉM ESCAPARÁ AO MEU BRAÇO".

IRMÃ FAUSTINA. DIÁRIO. DIÁLOGOS INTERIORES COM CRISTO.

“Através de ti, como através dessa Hóstia,

passarão os raios da misericórdia para o mundo”(Diário, 441).

“Diz aos pecadores que ninguém escapará ao Meu braço.

Se fogem do Meu misericordioso Coração,

hão-de cair nas mãos da Minha justiça” (Diário, 1728).

O que é o pecado? O que nos deixa transtornado diante de nossa consciência.

Mas quem tem e o que é consciência?

O malfeitor em gênero tem consciência?

Todos que não estão insanos têm consciência.

Consciência é estar desperto, se apossar do conhecimento do que faz, do que manifesta sua vontade no mundo exterior.

Consciência é o termo que significa conhecimento, percepção, honestidade de propósitos. Revela sensibilidade e intensidade de cada um a respeito de sua existência e como a vive.

Quem está desmaiado ou fora de si, está inconsciente, em estado comatoso, por exemplo.

A consciência se irmana à moralidade da conduta e de dever, a responsabilidade consciente de suas ações e sentimentos internos.

Edmund Husserl tem a consciência como atividade direcionada para alguma coisa da qual há consciência. Vontade dirigida.

Segundo Descartes, pensar e pensar que pensamos são coisas iguais (Penso, logo existo).

Kant distingue consciência empírica e transcendental, e sinaliza a associação de todo o conhecimento com a consciência empírica.

Em sua intimidade espiritual privilegiada em seus diálogos com Cristo, Irmã Faustina mostra o fundamento da misericórdia ligada à justiça consciente. Da consciência nasce o conhecimento do gesto, o arrependimento eficaz e a misericórdia do Senhor.

E MOSTRA O PÃO, A HÓSTIA SANTA, NESSE COLÓQUIO DIVINO, O SIMBOLISMO DO CRISTO,SEU CORPO, POR ONDE "passarão os raios da misericórdia para o mundo”(Diário, 441).

Quem com CONSCIÊNCIA PODE COMPREENDER ESSE ACESSO, MESMO SEM VÍNCULOS OU RITUALÍSTICAS COM A IGREJA, FEITA PELO HOMEM, PODE ALCANÇAR A MISERICÓRDIA VIVENDO EM UM MUNDO DE TANTOS DISSABORES ENTRE OS HOMENS.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 05/04/2019
Reeditado em 05/04/2019
Código do texto: T6616367
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.