Meu Grito

Adoro ouvir alguém falar do seu amor por sua terra. É chamado amor telúrico. Ele me emociona, principalmente quando é verdadeiro.

Sempre recordo de um amigo que vivia falando mal da sua terra: "Quando for embora bato os sapatos na saída para tirar a poeira e nunca mais voltar para esta terra de merda!". "Eita lugar atrasado da gota serena, parece que enterraram uma cbeça de burro nela!". "Só tá faltando botar uma cancela na entrada e outra na saída para virar um cercado!". "Essa terra só cresce como rabo de cavalo, pra baixo!". Um dia fi mesmo embora, mas na despedida não falou mal da terra. Fiquei surpreso.

Algum tempo depois um caminhoneiro me disse que encontrou ess sujeito numa adaria do Brás, em Sampa. Estava empregado e até bem de vida, mas triste demais, com uma saudade danada da sua terra. Contou que tomando café com ele, de repente colocaram no som um CD de Agnaldo Thimóteo e qundo ele cantou os primeiros versos de "Meu Grito": "Se eu demoro/ mais aqui eu vou morrer/ isso é bom / mas eu não vivo sem você...", o cara começou a chorar copiosamente e as lágrimas caindo na xícara de café. Mas deois da pancada veio o coice, a outra musica cantada por Agnaldo Thimóteo: "Se algum dia/ a minha terra eu voltar/ quero encontrar as mesmas coisas que deixeri...", o sujeito começou a chorar alto, perdeu o controle, foi preciso tomar um copo de garapa. Era a saudade da terra, por melhor que estivesse em Sao Paulo estava triste, nãosabia viver feliz longe de sua terra.

Depois de alguns anos voltou, se estabeleceu na sua terra, ficou felicíssimo. Quando o encontrei sentado num banco da praça, cedinho, batemos um papo e então eu lhe perguntei do queele mais sentiu saudades da terra. Ele me respondeu que de tudo, até do que não prestava. E confessou algo: "Bicho, eu sentia saudade até daqueles relógios parados das trres da Catedral - e apontou para os relógios.

Ningupem é totalmente feliz longe da sua terra. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/04/2019
Código do texto: T6615388
Classificação de conteúdo: seguro