HÁ 109 ANOS... 8h07min. (Nascia Francisco Cândido Xavier).
Ontem, em nossa reunião de quarta feira, de estudos mediúnicos, até chegamos a comentar, que tínhamos a impressão que era o dia do nascimento de Chico Xavier, os participantes estavam em dúvida, quando na realidade não foi neste dia, mas sim no dia 2 de abril. Isto tudo é natural, pois muitas vezes os idosos têm lapsos de memória. Se isto não tivesse acontecido, teríamos de modo antecipado escrito algumas palavras sobre esta efeméride tão importante.
Podemos, afirmar sem sombra de dúvida, que foi o maior sensitivo que teve entre nós, foi uma verdadeira “ponte” ligando o lado de “lá” com o lado de “cá. Alma extremamente lúcida, coerente em seus mínimos atos, em que o Amor, em sua extensão maior sempre se fazia presente, aliado com humildade e generosidade...
Foi um exemplo de vida, em que realmente o “ser” sempre ficou acima do “ter”, embora carente de recursos financeiros, nunca tirou vantagens pessoais de sua monumental obra literário, em que foi o sensitivo, como se fosse uma “antena”, em que as entidades espirituais, conseguiam fazer uma sintonia perfeita para darem continuidade as suas obras literárias... *
Muito se tem escrito sobre ele, talvez, diante de nossas reconhecidas limitações, pouco tenhamos a acrescentar, mas, nossas singelas palavras não deixam de ser de gratidão, de tudo que recebemos dele, através de seus livros, que alicerçaram nossas convicções doutrinárias, que refletiram no nosso comportamento do nosso dia a dia...
Não tivemos o privilégio de conhecê-lo pessoalmente, porém, amigos nossos lá estiveram, e até trouxeram um livro com sua dedicatória, que acabou se perdendo, devemos até ter emprestado a alguém que se “esqueceu” de devolver...
Em nossas lidas de comércio, havia uma cliente especial, com nome de Alcione, tinha herdado a farmácia do pai, o mesmo já tinha partido, mas ela continuou dando seqüência as atividades comerciais, de um próspero bairro de nossa cidade, vila Guaira.
Esta senhora, em muitas oportunidades tinha ido visitá-lo, em face de sua amizade, ao longo dos anos, na maioria das vezes ficava hospedada em sua humilde residência, que sempre tinha disposição para abrigar mais um. Está senhora até contou uma particularidades do Chico, ainda arranjava tempo para fazer uma ilustração artística na capa do O Evangelho Segundo o Espiritismo, para fazer doação a alguns amigos, que convenhamos, não deixava de ser um privilégio, digno de Louvar, pois a obra era executada pelas suas abençoadas mãos...
O tempo passa implacável, nossa firma se foi há 21 anos, o estabelecimento comercial de Alcione, também não existe mais, quem sabe ela mesma já tenha “partido”... 8h43min.
* “Mais de 450 livros publicados. Sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, mas sempre cedeu os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade. Também psicografou cerca de 10 mil cartas, mas nunca cobrou algo dos destinatários. Seus empregos foram vendedor, tecelão e datilógrafo.” Nasceu em Pedro Leopoldo, 02/04/1910 desenlace 30/06/2002 Uberaba. Número e datas compilados da Wikipédia.
Curitiba, 04 de abril de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul
http://www.mensagensespiritas.xyz
https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman