Passei Batido

Pretendia transcrever a minha primeira maltraçada neste espaço, justamente no dia que completasse 4 aninhos de arengas no RL, mas passei batido. A primeirona foi no dia 29 de março de 2015. Detalhe, a minha neta Camila foi quem digitou e, por um lapso, colocou na seção duetos. Mesmo com atraso vou tanscrever a tal maltraçada:

GRATIDÃO

Dartagnan Ferraz

Não defendo - e nunca defendi - que se pague um favor, seja lá qual for, grande ou pequeno, , com a adesão sisemática do beneficiado ao seu benfeitor, principalmente no que tange ao alinhamento eleitoral. Mas devemos respeitar e ser gratos a quem nos ajudou num momento difícil. Mesmo dando a volta por cima e alcançando posição e estabilidade financeira, o homem de verdade nao pode e não deve esquecer quem lhe beneficiou no tempo das vacas magras, das dificuldades, nos maus momentos. Há que haver o sentimentode gratidão. E a humildade de se reconhecer devedor. Se fomos humides na hora de receber o favor, devemos proceder da mesma forma quando estivermos em melhires condições de vida.

Mas nem sempre acontece isso. Pelo contrário, o beneficiado costuma esquecer o seu benfeitor, e, não raro, deforma indigna e covarde. Não podemos esquecer da aimagem histórica do César esfaqueado, sangrando e perguntando perplexo: "Até tu, Brutus, meu filho?!!!!. Augusto dos Anjos comparou a ingratidão a uma pantera e execrou-a com um verso célebre: "A mão que afagaé a mesma que apedreja".

Há ene condenações à falta de humildade e à ingratidão, à traiçãoe ao "esquecimento" dos beneficiários dos favores que receberam dos benfeitores. Para mim a melhor delas é de Shakespeare: "A experiência nos ensina que a humildade é a escada que se serve a ambição para atingir o fim desejado. Desde que se chega ao cimo, ela volta as costas à escada, dirige o olhar para os céusedesdenha dos humildes degraus que serviram para a sua ascensão". Viva a gratidão.

P.S. Só depois, quando me convenci que devia continuar, foi que comecei a usar no final a palavrinha que adoro: Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/04/2019
Código do texto: T6614869
Classificação de conteúdo: seguro