T r a u m a s

Nada marca mais uma pessoa do que um trauma. Concordo que a análise, a religiosidade (a fé) e até mesmo a força de vontade podem quase anular um traumma. Mas ficam resquícios. O trauma é talvez incurável totalmente.

Tudo bem, admito que sou leigo no assuntoi, não entendo nadinha de psiquiatria, análise, psicologia... E sou nulo em religiosidade, apenas tenho é e me considero cristão. Mas, por outro lado, acho que posso falar do assunto porque conheci pessoas que sfreram traumas e sei o quanto sofreram. Esssas pessoas que conheci sofreram os traumas na infância e adolescência. Concordo que hoje seja algo até superável orque a sociedade, mesmo hipócrita, está mais liberal. Mas no passado, por exemplo, ter uma irmã que manteve relações sexuais com algupem e esse alguem não quis casar, gerava um trauma familiar. O mesmo acontecia com o filho de um pai demitido por desonestidade, uma mãe que traia o marido, o filho sofria e ficava marcado. Também conheci pessoas, amigas e amigos, que se sentiam rejeitadosw pelos pais, eram vistos como pessos mortos, uma carga, sem carinho sem amor, sem respeito. Mas o trauama maior vivido foi o de m amigo que não sabia quem era seu pai. A mãe nunca contou. Ele morreu sem descobrir e sentia muita tristeza por não ter e nem conhecer o pai. Como ele sofria. Sofria tanto que, às vezes, ficava violento.

Sempre recordo do sofrimento dessas pessoas. Alguns se lamentavam, choiravam, bebiam atécair... Esses pelo menos desabafavam. Mas havia os que sofriam calados. Um deles me dizia confidencialmente apenas quando estávamos sós e raramente:´- Cabra véio, meu amigão, pense num cara que é doido para morrer mas nao tem coragem de se matar. Sou eu. Dizia isso baixinho, sem beber, falando com a voz entrecortada, Esse o pai deu um desfalque numa repartição, foi desoberto e preso. Solto morreu de vegonha e tristeza. O amigo ficou com um trauma para a vida inteira. O trauma gerado pela tristeza e vergonha que maaram seu pai. O sofrimento do pai gerou nele, nesse meu amigo, um trauma eterno. Morreu com ele.

Du razão a uma amiga, os filhos dela aprontam muito, o marido bebe demais, ela é aposentda e ganha pouco, vive no sufoco, do jeito que eu vivo, mas nunca sofreu nenhum trauma e, com certeza, não vai sofrer. Ela sempre me diz: - Apesar dos pesares, Bicho, sofrendo mais que pitomba na boca de jegue, eu não tenho nenhum trauma, su como você,certo? Eu balanço a cabeça afirmamente. Dou graças a Deus não ter nenhum trauma, Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/04/2019
Código do texto: T6614370
Classificação de conteúdo: seguro