FARISEUS MODERNOS..O QUE VIVEMOS. A HIPOCRISIA.

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas", está em Mateus.

Ser fariseu era pertencer ao judaísmo que dois mil anos antes de Cristo iniciava submissão completa à palavra de Deus. Seriam mais espirituais e entregues a Deus, como os zelotes.

O combate de Jesus os colocava apreensivos, pois se alguém fosse fiel ao Senhor, assim era entendido, certamente seria um fariseu.

Pergunta-se, se Jesus retornasse hoje continuaria contra os hipócritas que sofismavam? Sim, Ele os combateria como fez com os fariseus, que pela oralidade ensinavam a tradição dos homens esquecidos da lei de Deus, ou melhor, contrariamente aos ditames de Deus e favorecendo seus interesses. Essas as razões pelas quais Jesus os repreendia e os considerava hipócritas.

São hipócritas os que veem no Brasil hoje uma ditadura. Rala inteligência, disfunção importante, ou interesse? Tudo agregado. Despreparo político/social e ausência de formação.Não seria projeção da ditadura da foice e do martelo que implantavam já com os dinheiros públicos, lavados na sujeira, com os fóruns e M/ESSES alguma coisa?

Os fariseus pregavam a lei escrita de Deus, mas também as tradições orais, acreditando, por interesse pessoal, que ambas eram de origem divina. Jesus distinguiu claramente a lei de Deus e os mandamentos dos homens. Traçou suas fronteiras. Jesus ignorou as normas dos homens, veio como real mensageiro de seu pai. Cristo mostrou que guardando a tradição, os fariseus ofendiam a palavra de Deus, e sofismavam.

Quando mais do que sofisma se enfrenta a realidade, deixa de existir hipocrisia e surgem os pascácios. Desfilam os verbos botos, sufocados por uma razão vencida inconformada. Por isso movimenta-se a misericórdia. A ela recorremos para dar uma paz perdida a esse paroxismo intenso que envolve o parvo, que enxerga fantasma quando ele é o fantasma. A realidade é realidade, não se nega.

Que nada se avance com grandes progressos em crescimento rápido, o governo, nem nada se faz em meses,E QUE AINDA NADA SE FAÇA, o que seria absurdo, mas o grande avanço é afastar a hipocrisia que nos bastidores e após de cortinas abertas roubava o Brasil e seu povo.

Muitas igrejas e governos imitam os fariseus até hoje. E os adeptos da subjetividade para erigir suas frustrações carregadas por toda uma vida, criam fantasmas na esperança de uma revolução que nunca ocorrerá, deviam deixar ao largo a hipocrisia. A grande revolução já aconteceu, escorraçar os ladrões, já presos alguns.

Tradições, morais ou amorais, não estão acima da palavra de Deus, e lógico, da vontade dos homens, que transfigura-se na simplicidade do voto onde há liberdade, não ultrapassam, contudo, a advertência de que "toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada" (Mateus 15:13).

Colocar o orgulho humano acima dos freios da vontade, principalmente aqueles que professam a dominação da vontade do semelhante.

Embalados na “vaidade” dos que nada têm a dizer, são “fariseus” tocados pela soberba.

Os fariseus amavam a pecúnia, eram rapineiros, Jesus os execrou, nada partilharia com eles, muito menos ideias ou posições políticas.

Usurpavam viúvas (Marcos 12:40; Lucas 20:47), exploravam os velhos. Eram perniciosos e falsos, se mostravam como não eram, preconceituosos-discriminadores, restavam na senda da oralidade que se perde.

Assim se fez no sistema que se despediu recentemente.

Se valiam da desonestidade absoluta (Mateus 28:11-15). Persistem hoje atitudes farisaicas, e têm a coragem de repetir a mentira que viveram. Os homens mudam muito. Deus não muda nunca. Ele se opõe aos modernos fariseus da mesma maneira que se opunha aos antigos. "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas..."

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 02/04/2019
Reeditado em 02/04/2019
Código do texto: T6614058
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.