Dinheiro da Mistura

Há fatos que não esqucemos. às vezes fico rindo sozinho quando me lembro de alguns "causos" hilários que presenciei no passado. Deveria ter anotado, mas se tivesse feito isso perderia o efeito lembrança espontânea, a que é mais gostosa. Vou contar o causo do dinheiro da mistura. Mistura no sertão é carne, de primeira, de segnda, do escambau, apenas carne.

Seguinte, na campanha de Arraes, em 62, eu era rapazote mas tomava conta do comitê dele em Arcoverde. Abria, atendia eleitores, ficava pr ali e fechava. Eu tinha 19 anos. Mas estava empolgado e, pasmem, me escalava ara integrar a caravana política, so para peruar as conversações e acrdos, as reuniões. Uma delas foi na casa de um fazendero próspero (coisa difícil no sertão), um sujeito de oucas letras mas muito informado e educado, um coronel diplomata. Estava presente um candidato a deputado federal, Estácio Souto Maior (o saudoso pai de Nelson Piquet). A conversa era sobre o apoio do coronel a Souto Maior, tinham saido dos entretantos para entar nos finalmentes, tão ligados? A negociação fluia normalmente estava no seu, digmos ápice, quando de repente, não mais que de repente, se uvir uma zoada danada na porta. O coronel arretou-seeerguntou à empregada, uma senhora de uns sessentae tantos anos que gerenciava a casa: - Maria Dina que zoada danada e essa? A gerente, uma mulher sem apas na língua chegou na mesa da negociação e disse emalto e bom sonm: - É o moleque filho da sua quenga que veio buscar o dinheiro da mistura. Falei que o senhor tava em reunião, mas o peste disse que só sai daqui com o dinheiro porque não vai comer puro, sem mistura.

Até o deputado riu, mas o coronel nem ligou, tirpou do bolso umas notas amassadas e mandou a mulher entreguer ao moleque, e ignrando totalmente o episódio, erguntou ao deputado: - Deputado, deqando o senhor vai dispor para fazerms face às despesas da capanha e do dia da eleição? O dinheiro da mistura talvez entrasse no cálculo. Ah, saudade do passado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/04/2019
Código do texto: T6613577
Classificação de conteúdo: seguro