Respeito e cordialidade em exagero vira subserviência

Sem dúvida a pessoa tem que ser amistosa, respeitosa e educada. Com todos, independete de posição social. religião, raça e o escambau. Não é favor, é dever. Agora, não se pode e nem se deve exagerar na gentileza, na educação, na cordialidade, no respeito, sobretudo quando se tratar com ricos, poderosos, graúdos, autoridades. É preciso agir naturalmente,sem necssidade de saracteisos e chaleirismo. Pra que rapapé e para que se curvar? Um homem só se inclina diante de outro quando é para levantá-lo. E priu.

Qualquer pessoa que perde a noção e passa a ser gentil demais com um poderoso ou figurão perde o respeito. O chaleirado nunca vai rspeitá-lo. Pelo contrário: vai tratá-lo com desprezo. Só se respeita quem é altivo, quem tem brio, quem tem vergonha na cara. Ninguém respeta um subserviente, o capacho.

Tem mais: isso: isso não acontece só com pessoas. Tambem acontece com países. Um país que perde a sua soberania, que nao tem uma política extern independente, que atrela de mala e cuia aos EUA. vira um país sem respeito, vira uma marionete, vira piada no mundo todo. É o caso do Brasil, hoje perdeu qualquer resquício de respeito perante as nações, virou caudatário do Tio Sam, ou Tio Trump. Dói, constrange, entristece e revolta ver que o Brasil é hoje um país que perdeu a sua independência, marcha ao grito de ordinário marche! dos EUA. É muito triste. Ah, Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/03/2019
Código do texto: T6611419
Classificação de conteúdo: seguro