L a m e n t o

Acho que que lê as minhas maltraçadas pensa que sou um sujeito arengueiro, irônico, falante e metido a engraçado. Quem pensa assim está enganado. Sim, só meio saído escrevendo e nao sou arengueiro e nem irônico. Sou tímido, a timidez me devora, e incapaz de contar uma anedota. Sou, juro só um matuto desconfiado, faço jus aoapelido que uma irmã me botou: Matuto do Beição. Agora, noi que spu bom mesmo é ouvinte. Taí uma qualidade que possuo e que faço reclame: sou muito bom ouvinte. Ouço pacientemente até conversa de bêbado, daquelas indo e voltando, daquele bêbado chato que fala gritando, puxando a gente, dando empurrões e até cuspindo no ouvinte. Tiro de bia, juro. Mas nao suporto conversa de valentee nem de prepotente muito menos de capacho, então de duas, uma: ou saio inventando uma desculpa, ou na maioria das vezes me retiro sem dar satisfação.

Mas há outro tipo que me irrita. Ouço, mas às vezesfinjo or de cabeça, dorde narriga ou compromisso inadiavel e me piro. Refiro-me ao lamuriento. O papo lamento não apenas me deprime mas chateia paca. "Ei-u perdi uma grnde opoeunidade," Eu perdi a mulher da inha vida". "Ela me deixou e me enganou porque nao lhe dei a atençao que ala merecia". "Deixei o cavalo passar selado e não montei". "Eu na tenho sorte, sou um fracassado" "Eu hoje podia ser alguém na vida". "Como me arrependo de não ter aproveitado aquela chance". "Eu....". Não da para suportar.

Tudo bem, acho que se lamentar é algo normal. NOrrmal e humano, faz parte do show da vida. Mas exagerar no lamento, lamentar virar vício, acho algo sem noção, principalmente quando se cateia quem não tem nada com o problema, alem disso ser muktiplicar o sofrimento. Shakespeare disse: "Lamentar uma dor passada no presente, é criar outra doir e sofrer novamente". Faltou acrescentar: contar isso chateia os outros.

Tem mais, acho que nao se deve lamentar nem nossos erros e fracassos, em qualquer área. Acho lindoo que disse o saudoso e grande ator e Combatente da Liberdade e do Socialismo, Mário Lago: "Sou como Edith Piaf 'Je ne regrette rien (não lamento nada)'. Fiz o que fiz com paixão. Se a paixão estava errada, paciência. Não tenho frustrações porque vivi como em meio a u espetáculo. Não fiquei parado vendo a vida passar, sempre acompanhei o desfile". Bingo.

É isso, sou grilado com lamento, noves fora um, o corinho Lamento de Pixinguinha e letra de Vinicius: "Morena, tem pena/ ouve o meu lamento....". Gosto demais desse chorinho. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/03/2019
Código do texto: T6611410
Classificação de conteúdo: seguro