CANTIGA DE SÃO JOÃO

...Voam os balões como prenúncio da festança; nos terreiros, fogueiras de enganação... tem milho assado, não? Cadê a brincadeira de adivinhação? "Vixe", tá doido, é? "O jumento é nosso irmão"; e tome "lapada "no lombo pra apressar a carroça, no desfile de abertura; e o bosteiro por acolá... - Quem cagou aqui?

Trio 'pé-de-serra' pra anunciar promoção - na porta das lojas; politico de mão em mão, o abraço que abraça o amigo abraça o inimigo; é rapazote sem camisa: "beijei mais uma..."; é "bebo bosta" descendo a ladeira; é moda de periguete, ostentando o buzanfã; é safadão; é avião; é sertanejo... Agora, lascou!! - Quando vai começar o forró? Gritam os que não têm vez. E tome vaia no prefeito...

É quadrilha estilizada (?); é o kit miserê; é o kit camisinha; é o casamento matuto; é o vestido de chita; é carro em cima de calçada, por falta de estrutura ; "aqui tem mulher rodada..." e a mocinha nem imagina o que é ficar buchuda; é menino choramingo - com medo dos estampidos... - Ou será que acabaram os fogos de artifício?.

É barraca de "fulerage" colada uma na outra; casa alugada com seiscentos inquilinos; é cheiro de UDV; é o cheque especial; é parque de diversão;; é a bandeirola tremulando no abandono; ornamento que onera o orçamento; é a cidade enfeitada de lamento; é vereador em camarote, "tomando Ciroc"; é o povo no pavilhão se abestalhando com o "alarido";

É ambulante berrando: água, refrigerante e cerveja; é barraqueiro que tá ali porque pagou propina, eita sina; a família foi mais cedo: gato, cachorro e menino, começou a encher de gente então deram um "anarriê". Um mar de povo inocente esperando o sol nascer. "Olha pro céu meu amor, vê como ele está lindo"... - Vê isso não, "ôxente", eu furo teu "zói"...

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 29/03/2019
Reeditado em 23/06/2023
Código do texto: T6610902
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.