ORIGEM DA LUA

Lua, de encantos infindáveis. Lua de amor, Lua cantante, briosa, magnificente, são tantos os adjetivos que empregamos ao falar desse belo astro. As inspirações rendem-se ao majestoso luar. O toque mágico na poesia, o esplendor dos corações apaixonados e sensíveis.

Interessante saber a origem do astro que desencadeia tanta beleza, que impera não só no céu , mas também abrilhanta de maneira admirável textos lidos com grande interesse, pelo esmero como a Lua é definida, realce de visível encanto. Todavia, não se sabe exatamente a origem desse satélite natural da Terra. Pertinente ressaltar, que há cinco teorias que se fazem considerar ao longo do tempo.

A primeira teoria, diz que a lua se formou longe da Terra, sendo capturada tempos depois.A segunda teoria diz que a Terra e a Lua condensaram a partir da mesma nuvem protoplanetária inicial.A terceira teoria, levanta a hipótese de que houve uma separação da Lua e da Terra, mas formou-se dentro dela hipoteticamente na grande fenda, ocupada hoje pelo maior dos oceanos, Pacifico. A quarta teoria, propõe que os planetesimais (brechas) nos estágios primordiais do sistema solar bombardeando a Terra, colidiram assim forma-se a lua, através dos restos dessa colisão. E por último, pressupõe-se, que um gigantesco planetesimal (corpo rochoso), provavelmente da massa de Marte, em colisão com a Terra arrancou uma expressiva massa de matéria, que formou um disco em torno, formando a Lua, a partir dele.

As pesquisa não cessam nessa área, em análises feitas, porém não coloca-se como verdade absoluta, a principal teoria tem sido a do grande impacto, com algumas variações e supostas alternativas. Uma teoria de 2017 propõe que a lua é feita de mini-luas. Surgindo assim , os questionamentos. Seria a lua feira de mini-luas? Pois uma mistura de mini- luas justifica, porque tem uma composição química terrestre. Estudos atuais, aprimoram teorias e afirmam categoricamente, que há semelhanças entre Terra e Lua, muito maior do que nossas conjecturas.

É complexo e sabemos que, para justificar com convicção a origem de qualquer corpo celeste no espaço sideral é necessário estudos, análises, ponderações, investigação constante. É um estudo fascinante, sem tempo determinado, para afirmações plausíveis.



 

Verdana Verdannis
Enviado por Verdana Verdannis em 29/03/2019
Reeditado em 19/04/2024
Código do texto: T6610602
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.