Quem ama a pátria não fomenta ódio

Concordo, não cans de repetir, que é perfeitamente normal as pessoas pensarem de forma diferente. Faz parte do show da democracia o debate ds ideias, as divergências, as posições contrárias. Pensamento únicoé totalitarismo. Na democracia ideia briga com ideia, sem necessidade de se descambar para a raivao o rancor, o ódio, a difamação e a canalhice. Demcracia é o regime em que u diz e o outro diz; em que um diz e outro tem o sagrado direito de discordar. Essa raiva que alguns destilam gratuitamente, provocando e ameaçando, é uma irracionalidade e, sejamos francos, é covardia. Nada como lembrar verso de Chico Buarque: "Filha do medo, a raiva é mãe da covardia". Nunca vou me conformar que pessoas com informação e cultura adiram e defendam projetos autoritários. Estão com isso tomando o caminho da perdição e fazendo o país precipitar-se num abismo. É como se o Brasil fosse um trapezista condenado a dar um salto triplo de um despenhadeiro sem nenhuma rede para ampará-lo.

Com certezao maior amor telúrico de um homem (e de uma mulher, of course) é a sua pátria. E ela se novelaao amor pela famáilia.Rui Barbosa afirmou: "O sentimento que divide, inimiza, retalha, detrai, amaldiçoa, persegue, nãoserá ajamais o de pátria. A pátria é a família amplificada. E a família devidamente constituída, tem por elementos orgânicos a honra, a disciplina, a fidelidade, a benquerença, o sacifício. É uma harmonia instintiva de vontades, uma permuta de abnegações, um tecido vivente de almas entrelaçadas. Multiplicai a célula e tende o organismo. Multiplicai a famaília e tereis a pátria. Sempre o mesmo plasma, amesma substância nervosa, a mesma circulação sanguínea".

Não, não desejo censurar ninguém, não tenho competênciae nem vocação para ser juiz do próximo, apenas chamo à atenção, huidemente, para necessidade uma grande reflexão e um agir que consigam evitar que cheguemos à beira do precípicio, coo se o país fosse um tapexzista maluco que está qerendo dar um salto solto de cima de um despenhadeiro sem nada que o ampare. O apelo é n sentido sde se ter fé, esperança e coragem, independentemene de partidos , ideologias, crenças, que se exija equlíbrio, sensatez, democraciae seriedade. Que se pende de verdade no Brasil, sem esses rompantesa de ira, raica, rancor e ódio. Que se pense no Brasil como Vinícius cantou no seu belo poema, rincipalmente num dos seus versos:

principalmenye nestes versos:

"Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa/ Que brinca nos teus cabelos e alisa/ Pátria minha e perfuma o teu chão.../ Que vontade me vem de adormecer-me/ entre teus doces montes, pátria minha/ Atento à fome nas tuas entranhas/ E ao batuque no teu coração". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/03/2019
Código do texto: T6609789
Classificação de conteúdo: seguro