Essa tal felicidade...

Admito que nesta vida é muito difícil a pessoa ser justa. Mais difícil ainda, creio, é ser independente. Desnecessário falar em idealismo porque isso, para muita gente, está virando fruta braba.

Mas, em princípio, quase impossível é ser feliz, mesmo que mude de opinião toda vez qe ouço aquela música traduzida pelo Chico Buarque (nem sei o nome dos autores), "Sonho Impossível", cantada divinamente pela Rainha Maria Bethânia. É quandp me dá esperança de um mundo mais justo, condição fundamental para a felicidade. É nesse momento - e outros - acho que é possível sim ser feliz. Confesso, não obstante a doença , o lizeu e velhice me sinto feliz individualmente. Eu tenho um amigo, um sujeito sem lado político, ningupemsabe em quem ele vota, mas um cara do bem que sempree diz que só s burros(os anmais) são felizes porue não raciocinam e aceitam passivamente até chicotadas. Sempre rio disso, acho ukm exagero até porque gosto dos burros. foi graças a um deles que Jpsé e Maria fugiram levando o Menino Jesus.

Mas voltemos ao principal. O que é essa tal felicidade? Será ganhar na megasena acumulada? Será enricar roubando ou sonegando impostos? Será feliz quem sobe na cida derrubando o próximo? Ou quem arma trapaças no breu das tocas. Será feliz quem prega a violência e quem age com violência e prepotência? Ou quem quer ou usa o poder para perseguir? Será feliz quem se satisfaz com a desgraça dos outros? Ou essa tal felicidade é mesmo um sonho impossível?

Vejam bem., reconheço que serfeliz não é fácill. Realmente, como disse Gonzaguinha no seu antológico samba, "deende de saúde e sorte". Mas há a felicidade de plantar uma árvore (isso num senntido amplo), criar decentemente os filhos, ser respeitado pela família, sr fraterno e cumprir a passagem na vida como um cristão e cidadão sem máculas, além de ser caaz da emoção da solidariedade.

Penso que numa sociedade justa e ética não deve haver excluídos e nem milionários. Todo devem vver decentemente e tr acesso aos benefícos da civilização, todos devemos ser humildes, aceitando ser, como diz o samba, m eterno aprendiz. O que traz infelicidade é a ambição desmedida, a inveja, a raiva, o rancor e o ódio. Sim, sei que estamos cercados por um clima tenso e infestado de discóridas e beirando a volência. Mas anda assim temos obrigação de tentar ser felizes. Sem esquecer nunca o verso do samba: "Viver e não vergonha de ser feliz"; Nem vergonha e nem medo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/03/2019
Código do texto: T6609054
Classificação de conteúdo: seguro