No tempo do Ponche

Quando conto aos netos que quando criança só tomava guaraná e comia maçã se estivesse doente de cama ou se fosse meu aniversário, eles bolam de rir. Pensam que é piada. Riem muito também quando pronuncio a palavra ponche. É que sempre falo nessa palavra quando relembro minha infância e adolescência, ou quando vejo esses netos tomando suco de frutas naquelas caixinhas, garrafinhas e latinhas. Ou tomando refrigerantes e quando os vejo comenfo maçã, per, uvas qase dotoos os dias.

Riem demais, engasgam de rir quando conto que até os cinco anos eu só tomava à noitinha um copo de garpa de água com açúcar e comia um pão com manteiga. Digo mais, quando adolescente a gente nunca tomou suco de frutas, só ponche. Ponche feito com duas laranjas espremidas e ns dois litros d'água e muito açúcar. Eu tomava dois copos grandes do ponche. Toda casa tinha uma poncheira, Tambem havia outra opção, dois dedos de vinho em dois litros d'água e muito açúcar (camavam de sangria). E sobremesa era rapadura e banana. Dia desses tive que comprar uma rapadura para mostrar a eles, não conheciam. Fiz mais, derreti a rapadura e ficou o mel, cortei duas bannas em rodelas e botei num pires, eles provaram da iguaria e gostaram. Só não gostam do mel com farinha, o que mais gosto.

Mais, ficam pensando qe eé piada quando falo que até os dezoito ou 20 anos nunca tomei água mineral. A água nem era a do cano, mas a que um sujeito trazia da serra numas latas num burro. Uma água arretada. A gente botava num pote e em quartinhas. Eu tomava uma caneca grande dess água e gostava tanto que derrava água na xaixa dos peitos.

Essa meninada não sabe o que perdeu. Tudo bem, hoje todo mundo toma suco, come maçã, toma guaraná, bebe água mineral. Mas faço uma observação: ppr que hoje as pessoas doecem mais? No tempo da garapa da ´poncheira nenhum de nós adoecia do estômago, caganeira só dava quando cm~iamos demais linguiça ou aqueles kiut de lata. Tenho saudade do tempo do ponche. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/03/2019
Código do texto: T6608216
Classificação de conteúdo: seguro