Medo da Modernidade (e da tecnologia)

Sempre confesso que sou um cabra véio medroso, que tenho medo de barata, rato, alma penada e assombração. E, of course, de mulher braba. Não riam, é vero. Mas tenho medo também de outra coisa: da mpdernidade, notadamente do avanço da tecnologia, além de me atemorizar o fascínio da maioria das pessoas pela moderndade.

Tudo bem, eu sei que a modernidade, o avanço tecnológico, é irrevers[ivel. Com o agravante que esses avanços tecnoógico que antes duravam décadas para acontecer, agora se dá aos pulos. Nada se faz mais, no setor da produção, sem a tecnologia. Por que tenho medo dela? Ora, porque ela gera o desemprego. Do jeito que vai no futuro, talvez daqui a umas duas décadas, caso haja a junção da tecnologia com a biotecnologia, aí sim, a maioria das pessoas vai ficar desempregada. Serão todas mantidas pelo estado e overnados de maneira totalitária poor uma elite privilegiada. A dor maior será constatar a irrelevância, inutilidade, será um horror. Nem George Orwell, no seu 1984, quando falou do Grande Irmão, cogitou do sistema da ditadura tecnológica.

Talvez eu esteja exagerando, coisa de velho, gagá. Mas quando vejo a quantidade de desempregados me espanto. Não, não me guio pelas empresas de pesquisas ou órgãos de pesquisas, mas peo conhecimento, todos que conheço ´possuem vários desempregados na família, até com curso superior, são filhos, netos, sobrinhos, parentes e amigos. Sempre falam nisso. O desemprego é um tempo constante das pessoas.

Sempre me vem à mente aquele gracejo ou piada, sei lá, que alguém afirmou que a fábrica do futuro só tera dois funcionários: um homem e um cachorro. O homem para dar comida ao cachorro. E o cachorro para não deixar o homem futucar nas máquinas.

Lembro tampém do que disse Dan Brown numa entrevista:

"Hoje a tecnologia são como crianças que nós conseguimos manter sob controle num parquinho infantil, mas a questão é o que faremos qado se tornarem adultos".

Quuando isso acontecer, repito, a maioria das pessoas serão totalmente irrelevantes. Que Deus nos proteja. Amém, Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/03/2019
Código do texto: T6608200
Classificação de conteúdo: seguro