Um Churrasco Teológico

Certa vez, era início de uma bela tarde de verão, estava eu reunido com uma turma bem animada de amigos de uma pastoral, na casa de um dos diáconos da nossa igreja. Estávamos participando de um churrasco; comemorando e principalmente ‘bebemorando’, mais um aniversário da sua ‘primeira dama’.

E quando a animação era geral, e a galera estava, a plenos pulmões, cantando e batucando nas mesas um gostoso samba-enredo, eis que chega ao local um simpático casal, que foi festivamente recebido pelo anfitrião e sua esposa. Demonstrando muito carinho para com eles, o diácono fez as devidas apresentações, dizendo que eles tinham acabado de chegar de Salvador.

O casal juntou-se a nós, e ali ficamos por algum tempo conversando animadamente sobre assuntos variados; futilidades típicas de uma roda de cervejeiros. Foi então que o diácono entrou no nosso papo e levou o assunto para o lado da religião, tema que obviamente ele dominava, e sobre o qual ele gostava de falar. Mas, mal ele puxou o assunto, foi logo chamado por alguém, retirando-se em seguida. E a conversa continuou neste tema, até que um dos meus amigos comentou com o casal, que eu era católico; e daqueles praticantes...

Não pude deixar de perceber que, quando ouviu isso, a jovem - eram um casal bem jovem- pareceu ficar meio espantada. Ela me olhou bem, de cima abaixo, talvez porque, àquela altura do campeonato, estivesse estampada em meu rosto a alegria de estar ali, cercado de amigos, saboreando uma gelada naquela tarde quente de primavera. Foi então que ela, fixando bem o olhar em mim, perguntou: - É verdade mesmo o que ele disse? Você é católico, daqueles que não perdem a Missa aos domingos?... Eu só confirmei, balançando a cabeça, porque ainda estava saboreando uma deliciosa picanha. Ela então ela falou: - Então eu gostaria de lhe fazer uma pergunta: Será que você é capaz de adivinhar qual é a denominação da nossa religião, minha e do meu marido? Eu perguntei; como assim? Adivinhar? E ela disse:- Aham! E completou: - Eu lhe dou algumas dicas e você tenta acertar... Ok? E ela começou:

Meu marido e eu sempre freqüentamos juntos; uma casa de santo.

Temos o costume de fazer oferenda.

Somos Espiritualistas;

Cristãos;

Evangélicos;

Pentecostais;

E somos muito felizes por fazer parte da Igreja Universal.

Alguns amigos que estavam por perto e ouviram aquele ‘desafio’, fizeram uma cara de espanto. Outros até arriscaram alguns palpites: “São espíritas!”. “São Protestantes!”. Mas a maioria foi quase que unânime, em dizer que eles não tinham era religião nenhuma, pois pelo que disseram, pareciam acreditar em todas elas...

Mas eu pensei um pouco, e percebi que aquelas ‘dicas’ pareciam ser uma ‘pegadinha’. Então respondi com convicção: -Vocês são Católicos!

Meus amigos riram bastante. Um deles ainda disse: “O cara que é, e faz tudo isso que eles dizem, pode ser qualquer coisa; menos católico”.

Foi então que a jovem me perguntou: - Você ‘chutou’, ou está falando sério? Eu respondi; Não é chute não; é a minha resposta. E ela disse; - Se não é ‘chute’, por favor, explica prá gente como é que você chegou a esta conclusão...

Então eu fui explicando:

A ‘Casa de Santo’ que vocês freqüentam é a Igreja; que é o lugar apropriado para que nós –os santos- nos reunamos para adorar o Senhor.

As oferendas vocês fazem quando participam da Santa Missa; que é o Sacrifício Perfeito do Cordeiro de Deus.

São espiritualistas porque crêem em Um Espírito; O Espírito Santo.

São Cristãos, porque crêem em Cristo Jesus; e todo aquele que crê em Cristo é Cristão.

São evangélicos, porque seguem os ensinamentos que Jesus nos deixou através dos Evangelhos.

São Pentecostais, pois são movidos pelo Espírito Santo; presente que nos foi dado por Jesus em Pentecostes.

E realmente fazem parte da Verdadeira e Única Igreja Universal; que é a Igreja Católica Apostólica Romana, já que o termo: ‘Católico’ tem o mesmo significado que universal. Portanto: Vocês são católicos!

Recebi um caloroso aplauso da ‘galera’... Gostei!